A confiança no Clube de Regatas do Flamengo em forma de Blog !!! www.ConfionoMengao.blogspot.com

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Colunista do L! Roberto Assaf explica polêmica

O colunista do LANCE!, Roberto Assaf, disposto a esclarecer a polêmica referente à Copa União de 1987, cedeu suas palavras ao LANCENET!, explicando tudo o que aconteceu em um campeonato de um conturbado desfecho. Confira, na íntegra, o texto escrito pelo colunista:

"Uma revolução aconteceu no futebol nacional em 1987. A CBF, mal administrada e sem recursos, declarou-se incapaz de promover o Brasileiro daquele ano, levando os principais clubes do país a criarem, em 11 de julho, uma liga independente chamada Clube dos 13. Este organizou a Copa União, reunindo 16 times, incluindo três convidados: Coritiba, Goiás e Santa Cruz, seguindo um ranking estabelecido com base no histórico do campeonato, desde 1971.

O movimento obteve três aliados, a Coca-Cola, a Varig, e principalmente a TV Globo, que comprou o evento com exclusividade. Sem opção, o presidente da CBF, Octávio Pinto Guimarães, aceitou tudo o que foi proposto. Mas em 14 de julho, o seu vice, Nabi Abi Chedid, resolveu divergir, mostrando que as transmissões de jogos ao vivo, inclusive para as próprias praças, iriam espantar o público dos estádios. Alegou também o dirigente que os clubes excluídos da Copa União, tal como essa foi formulada, seriam prejudicados.

Seguiram-se quase dois meses de discussões. Em 3 de setembro, o Clube dos 13 e a CBF anunciaram um novo acerto, um campeonato com 32 clubes, divididos em dois módulos: o Verde, reunindo os 16 principais, cujo vencedor seria declarado o campeão brasileiro, e o Amarelo, com outros 16 times, também escolhidos com base no tal ranking histórico, na realidade uma Segunda Divisão. Ao fim do campeonato, de acordo com o regulamento, os dois primeiros colocados de cada módulo disputariam um quadrangular, mas apenas para escolher os representantes do país na Taça Libertadores de 1988, para que o tal Amarelo tivesse um mínimo de dignidade.

O Clube dos 13 seguiu no firme propósito de descartar os caprichos e interesses de Nabi, cuja resistência, minada pela força dos grandes, acabou sendo vencida. Logo, o Clube dos 13 anunciou o início da Copa União para 11 de setembro, como ocorreu. O sucesso foi imediato. Por isso, os clubes do Amarelo não tardaram a pressionar a CBF, que resolveu anunciar um outro regulamento, embora - isso é incrível - a entidade não fosse a responsável pela organização do campeonato.

Segundo a nova determinação, imposta com a competição em pleno andamento, o quadrangular previsto para indicar os dois times do país na Libertadores, apontaria também o campeão brasileiro.

O Clube dos 13, é claro, e por unanimidade, descartou imediatamente tal possibilidade, recusando-se enfim a cumpri-la. Vale lembrar que as desavenças políticas entre Nabi e seus adversários continuaram existindo, e que o dirigente não tardou a assumir efetivamente o comando da CBF, depois que Octávio, enfermo, viu-se obrigado a se afastar da presidência da entidade. Assim, tornou o regulamento que previa o tal cruzamento, imposto com o campeonato em andamento, definitivamente oficial, embora não pudesse fazê-lo, pois a CBF - repita-se - não era a responsável pela organização do Brasileiro.

E ainda declarou o Sport como campeão, embora qualquer torcedor com bom senso e com capacidade para a compreensão dos fatos saiba que o verdadeiro vencedor daquele ano é o Flamengo".

Fonte: LanceNet

Um comentário:

  1. Olá colunista pelo seu "entendimento" de futebol gosta´ria de saber se pode um time ser campeão sem jogar??? estranho né quem corre de campo não merece ser campeão, e antes que você venha com essa istória de que o flamnego era 1ª divisão e o Sport
    "2ª" isso nunca aconteceu, aconteceu sim um investimento pesado da rede globo naquele ano para comprar o campeonato brasileiroe alguns clubes como se acharam no direito de não dividir igualmente essa verba querendo uma parte maior do bolo claro como sempre! foi então que surgiu o clube dos 13 que colocaram mais 3 e ficou 16 e se intitularizaram
    "1ª" divisão então a CBF como organizadora maior do futebol brasileiro não aceitou isso pois naquele ano não existia 1ª nem 2ª divisão, e concordou sim com os cruzamento do final das duas chavez até então conhecidas como modulo verde e modulo amarelo como o modulo verde CORREU de campo nunca foi e nunca será campeão brasileiro de 1987, só será na cabeça daqueles que não aceitam a verdade e não procura esclarecer, e sim querer bater de frente com o STF, pois é Sr. Roberto Assaf falar bobagens o brasil está cheio faça a diferença e fale a verdade pois o flamengo é campeão de isopor isso eu concordo!!

    Tiago Francelino
    PELO SPORT TUDO CAMPEÃO DE 1987

    ResponderExcluir

Prezado leitor(a),
Obrigado pelo seu comentário, dessa forma saberemos sua opinião.
PARTICIPE:
Nosso grupo no Facebook:
http://www.facebook.com/groups/confionomengao
Twitter:
@ConfionoMengao (Diogo Ferreira)
@ConfionoMengao1 (AF Sturt)

Desejamos muita saúde e paz para você!!!

Saudações Rubro Negra!


www.ConfionoMengao.blogspot.com - A confiança no Flamengo