A confiança no Clube de Regatas do Flamengo em forma de Blog !!! www.ConfionoMengao.blogspot.com

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Sobre os patrocínios do Fla e do Corinthians!

Por Vinicius Paiva no Blog da FlamengoNET

Dominou o noticiário de negócios o fato de o Corinthians ter fechado mais um patrocínio - desta vez a "barra" da camisa para o Banco Panamericano, mesmo empresa a ocupar o referido espaço na temporada de 2009. E como não poderia deixar de ser, o Corinthians vem sendo exaltado por supostamente possuir o maior contrato do Brasil, e um dos maiores do mundo. O Diário Lance chega mesmo a projetar que, em caso de conquistas (por conta dos bônus pagos pelos patrocinadores), o time paulista poderia atingir a sexta colocação no ranking mundial de patrocínios, perdendo apenas para Real Madrid, Bayern de Munique, Manchester United, Liverpool e Schalke 04.

É mas não é. A verdade é que, como escrevi há cerca de um mês, esse "maior patrocínio do Brasil" vinculado ao Corinthians possui peculiaridades. A primeira é o tão falado "efeito Ronaldo", que até ano passado abocanhava 80% do valor de todos os patrocínios do clube, menos o patrocínio principal. Neste ano o esquema mudou, e a diretoria preferiu pagar ao atacante um valor fixo de R$ 12 milhões, além do salário de R$ 400 mil. Mudou a forma, mas não o conteúdo, pois se a fonte para o pagamento da remuneração de Ronaldo são os patrocinadores, os R$ 45 milhões angariados pelo Corinthians tornam-se, de imediato, R$ 33 milhões.

Outra controvérsia reside no fato de que o Corinthians comercializou bem mais espaços do que o Flamengo, numa estratégia de banalização que eu sinceramente não desejo ver no meu clube. A Hypermarcas, patrocinadora principal do alvinegro, paga R$ 38 milhões (além de R$ 3 milhões a título de marketing) pelo espaço da cota master (peito e costas), mangas, ombros e axilas. Já o pacote Batavo + BMG rende ao Flamengo R$ 30,5 milhões (além dos mesmos R$ 3 milhões para ações de marketing), mas usufrui apenas da cota master e das mangas. Nada de axilas ou ombros. Sendo assim, essa diferença de R$ 8 milhões é mais do que justificável, e coloca os patrocínios das duas maiores torcidas do Brasil no mesmo patamar. Com a diferença de que o Corinthians vive o ano mais importante de sua história (o do centenário) enquanto o Flamengo vive apenas um ano como outro qualquer.

Por fim, cabe lembrar que o patrocínio total do Corinthians atingiu R$ 45 milhões (R$ 35 da Hypermarcas mais R$ 7 milhões do Banco Panamericano na barra da camisa)
e que o Mengão deve atingir R$ 35,5 milhões (R$ 22 milhões da Batavo, R$ 8,5 milhões do Banco BMG e uma empresa ainda a ser anunciada, a pagar R$ 5 milhões pelos calções, em espaço equivalente ao da "barra" da camisa). É muito dinheiro, que pode proporcionar um grande ano ao atual campeão brasileiro, e que torna injustificável a choradeira de tantos torcedores por conta do logotipo da Batavo ou da cor laranja do logo do BMG.

8 comentários:

  1. Cara eu acho que na verdade o Corinthians é o que menos fatura nessa parada ai, já que a maior fatia do bolo vai pro Ronaldo, acho que os patrocinios do Flamengo são mais beneficos para o clube, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  2. pra mim dinheiro ainda é o mau da humanidade,
    mas já que precisamos disso concordo com vc, quero camisa pro meu time, não abadá de micareta.

    já estamos linkados sturt, abraço irmao

    SRN

    ResponderExcluir
  3. Indiscutivelmente o Flamengo é mais beneficiado nos patrocínios, mas vestir um abadá também não né?

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Vendo a camisa do Flamengo não acho q ficou ruim. Poderia ser menor, mas não é motivo para esse alarde todo q estão fazendo. O corinthians não quer saber de estética e vai vender publicidade na camisa enquanto houver espaço. Eles querem dinheiro e nada mais. Mas o gordinho é q ta se dando bem nesta história toda. A questão que fica é se existe abundância num corinthians sem ronaldo.

    O Flamengo está bem de patrocínio e sem precisar manchar seu Manto.

    SRN

    ResponderExcluir
  5. Foi uma boa para as duas equipes, mas o Flamengo tbm sofre, só o Adriano e o Love tiram em torno de 1 milhão por mês, sem contar com os outros jogadores que não ganham pouco... No final das contas é dinheiro certinho, sem muito para gastar.

    Abraços!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. O melhor seria que os clubes viessem com o uniforme "limpo", mas, infelizmente, no Brasil isso é impossível.

    Acho que o Fla tem uma pequena vantagem em relação ao Corinthinas,que paga um salário absurdo para o Ronaldo e ainda tem uma clausula alertando que uma possível saída de Ronaldo causaria o rompimento do contrato de patrocínio.

    O certo é que o Fla demorou mt tempo em rescindir contrato com a Petrobrás e perdeu mais tempo ainda com crises de salários atrasados.

    ResponderExcluir
  7. Quanto ao time ter Abadá sou contrário também, quem não prefiria um Manto limpo? Todos. Mas já que não tem.. aviso tem um espaço na parte de trás do short alguém quer anunciar?

    ResponderExcluir
  8. É, vou ficar com a opinião da galera.
    O patrô do Curitian, vai pro bolso do Gordonaldo S/A. Que vantagem Maria leva? Acamisa deles mais parece um out-door. Coisa de paulista... hehehe

    ResponderExcluir

Prezado leitor(a),
Obrigado pelo seu comentário, dessa forma saberemos sua opinião.
PARTICIPE:
Nosso grupo no Facebook:
http://www.facebook.com/groups/confionomengao
Twitter:
@ConfionoMengao (Diogo Ferreira)
@ConfionoMengao1 (AF Sturt)

Desejamos muita saúde e paz para você!!!

Saudações Rubro Negra!


www.ConfionoMengao.blogspot.com - A confiança no Flamengo