A confiança no Clube de Regatas do Flamengo em forma de Blog !!! www.ConfionoMengao.blogspot.com

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Sobre os patrocínios do Fla e do Corinthians!

Por Vinicius Paiva no Blog da FlamengoNET

Dominou o noticiário de negócios o fato de o Corinthians ter fechado mais um patrocínio - desta vez a "barra" da camisa para o Banco Panamericano, mesmo empresa a ocupar o referido espaço na temporada de 2009. E como não poderia deixar de ser, o Corinthians vem sendo exaltado por supostamente possuir o maior contrato do Brasil, e um dos maiores do mundo. O Diário Lance chega mesmo a projetar que, em caso de conquistas (por conta dos bônus pagos pelos patrocinadores), o time paulista poderia atingir a sexta colocação no ranking mundial de patrocínios, perdendo apenas para Real Madrid, Bayern de Munique, Manchester United, Liverpool e Schalke 04.

É mas não é. A verdade é que, como escrevi há cerca de um mês, esse "maior patrocínio do Brasil" vinculado ao Corinthians possui peculiaridades. A primeira é o tão falado "efeito Ronaldo", que até ano passado abocanhava 80% do valor de todos os patrocínios do clube, menos o patrocínio principal. Neste ano o esquema mudou, e a diretoria preferiu pagar ao atacante um valor fixo de R$ 12 milhões, além do salário de R$ 400 mil. Mudou a forma, mas não o conteúdo, pois se a fonte para o pagamento da remuneração de Ronaldo são os patrocinadores, os R$ 45 milhões angariados pelo Corinthians tornam-se, de imediato, R$ 33 milhões.

Outra controvérsia reside no fato de que o Corinthians comercializou bem mais espaços do que o Flamengo, numa estratégia de banalização que eu sinceramente não desejo ver no meu clube. A Hypermarcas, patrocinadora principal do alvinegro, paga R$ 38 milhões (além de R$ 3 milhões a título de marketing) pelo espaço da cota master (peito e costas), mangas, ombros e axilas. Já o pacote Batavo + BMG rende ao Flamengo R$ 30,5 milhões (além dos mesmos R$ 3 milhões para ações de marketing), mas usufrui apenas da cota master e das mangas. Nada de axilas ou ombros. Sendo assim, essa diferença de R$ 8 milhões é mais do que justificável, e coloca os patrocínios das duas maiores torcidas do Brasil no mesmo patamar. Com a diferença de que o Corinthians vive o ano mais importante de sua história (o do centenário) enquanto o Flamengo vive apenas um ano como outro qualquer.

Por fim, cabe lembrar que o patrocínio total do Corinthians atingiu R$ 45 milhões (R$ 35 da Hypermarcas mais R$ 7 milhões do Banco Panamericano na barra da camisa)
e que o Mengão deve atingir R$ 35,5 milhões (R$ 22 milhões da Batavo, R$ 8,5 milhões do Banco BMG e uma empresa ainda a ser anunciada, a pagar R$ 5 milhões pelos calções, em espaço equivalente ao da "barra" da camisa). É muito dinheiro, que pode proporcionar um grande ano ao atual campeão brasileiro, e que torna injustificável a choradeira de tantos torcedores por conta do logotipo da Batavo ou da cor laranja do logo do BMG.

www.ConfionoMengao.blogspot.com - A confiança no Flamengo