A confiança no Clube de Regatas do Flamengo em forma de Blog !!! www.ConfionoMengao.blogspot.com

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Fim da linha



Ontem o sonho da conquista de mais uma Taça Libertadores da América foi novamente exterminado. O fato é esse, puro, simples, seco: o Flamengo está fora da Libertadores 2012.

No entanto, as circunstâncias que rodearam tanto os jogos dessa rodada final da fase de grupos quanto os jogos todos da fase de grupos fizeram dessa eliminação algo agonizante e dramático, no fim pareceu tudo meio inacreditável.

Após a classificação para a fase de grupos da Libertadores, eliminando o Real Potosí na Pré-Libertadores o Flamengo estreou de fato na fase de grupos no dia 15 de fevereiro, enfrentando o Lanús na Argentina. Joel tinha acabado de assumir a equipe e apesar de certa desconfiança por parte de todos, o time parecia que ia começar bem a Libertadores. Mesmo não jogando tão bem conseguiu abrir o placar no fim do primeiro tempo com Léo Moura. No segundo tempo, a vitória parecia bem possível, no entanto, em uma bobeira do setor defensivo os donos da casa empataram a partida e o gostinho de derrota acabou ficando.

Na segunda rodada, dia 8 de março, duelo contra o Emelec no Engenhão. A equipe equatoriana teoricamente seria o saco de pancadas do grupo, porém, foi com muita dificuldade que o Flamengo venceu com um magro 1 x 0. Naquele momento, apesar do empate com gosto de derrota na estreia, tudo estava bem encaminhado.

Aí então chegou o jogo que pode ter mudado tudo, tanto matematicamente quanto moralmente. Dia 15 de março, Engenhão, Flamengo x Olimpia. As desconfianças ainda existiam, porém depois de boa atuação no primeiro tempo e principalmente no início da segunda etapa, com 3 x 0 a favor no placar, parecia que ali o Flamengo iria deslanchar de vez e conseguir a classificação para as Oitavas com certa facilidade.
Só que aí em 15 minutos o Olimpia foi lá e fez 3 gols! Se o empate contra o Lanús na estreia já tinha gostinho de derrota, imagina esse! Foi inacreditável e depois desse jogo, apesar de todo e qualquer esforço, o time nunca mais foi o mesmo.

Tanto não foi que na rodada seguinte, dia 28 de março, contra o mesmo Olimpia, agora no Paraguai, o Flamengo não conseguiu jogar bem e acabou sofrendo sua primeira derrota na fase de grupos: 3 x 2 para os paraguaios e a vaga nas Oitavas começa a ficar complicada de verdade.

Mas tudo bem, nada que uma vitória sobre o fraco Emelec fora de casa não resolva. Pois é, no dia 4 de abril o Flamengo foi ao Equador, fez seus gols, jogou mal e mais uma vez bobeou e sofreu uma virada no fim do jogo, novo 3 x 2 e agora as chances de vaga nas Oitavas dependiam de um milagre.

O milagre teria que ser realizado ontem. E consistia no seguinte: vitória do Flamengo sobre o Lanús no Engenhão e empate entre Olimpia x Emelec no Paraguai. No jogo do Engenhão o Flamengo talvez tenha resolvido esquecer tudo e jogar um pouquinho só de futebol, deu no que deu, vitória fácil por 3 x 0, com R10 jogando muito bem (olha que coisa inacreditável!) em cima do time que havia vencido o Olimpia por 6 x 0 na rodada anterior e que acabou como líder o grupo (não dá pra não falar que esse grupo, além de tudo, era fácil demais!).

Só que no Paraguai muita coisa. Com muito drama (três gols após os 40 minutos do segundo tempo) o Emelec mais uma vez com um 3 x 2 de virada venceu o Olimpia e garantiu sua vaga nas Oitavas. Isso mesmo, o fraco e desacreditado Emelec está nas Oitavas e os tradicionais e favoritos Flamengo e Olimpia ficaram no caminho ainda na primeira fase.

Como já disse e frisei, foi tudo meio inacreditável, essa situação toda com certeza ficará para a história do futebol, como uma amostra daquelas coisas contingentes e inesperadas que o futebol proporciona. Confesso que foi totalmente novo e curioso torcer por um empate no outro jogo, acompanhar e vibrar com cada lance do jogo do Paraguai e ir da euforia à tristeza e poucos minutos. Tudo isso foi de fato novo e interessante.

Só que temos deixar esse lado eufórico/dramático da rodada de ontem de lado e pensarmos com certa calma: num grupo como esses e com a tradição que o Flamengo possui, não era pra estar torcendo pra empate nenhum na rodada, a vaga talvez já pudesse ter sido garantida com antecedência se o Flamengo não tivesse bobeado tanto durante essa fase de grupos. Penso sim que ontem o time foi bem e merece o reconhecimento por todo esforço despendido, porém já passou da hora do time do Flamengo jogar bola todo dia, não ficar esperando um dia bonito e importante pra resolver jogar! Vejo esse problema acontecendo desde a era Luxemburgo.

Parece que o time se acha muito bom, muito melhor do que todos, acha que é assim e que não precisa jogar dentro das quatro linhas pra demonstrar de fato isso, então em jogos teoricamente mais fáceis eles não jogam mesmo, aí surgem derrotas e empates inesperados que podem complicar lá na frente. Aí então, quando chega um jogo importante, badalado pela imprensa e coisa e tal todo mundo resolve jogar de verdade e aí, obviamente, o Flamengo vence e vence bem, afinal, o time e o elenco como um todo são de fato muito bons.

Isso tudo é revoltante e agora não adianta ficar remoendo essa eliminação, buscando culpados ou coisa do tipo: Joel é culpado, R10 é culpado, todo mundo é culpado! E todo mundo agora devia tentar esquecer essa eliminação e pensar no Brasileirão que daqui a pouco começa. Em relação ao Carioca, as chances de título ainda existem e mais um título carioca seria ótimo, porém se contentar com isso seria muito pouco.

É isso, o sonho da Libertadores mais uma vez acabou, não dá pra falar mais nada.

SRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor(a),
Obrigado pelo seu comentário, dessa forma saberemos sua opinião.
PARTICIPE:
Nosso grupo no Facebook:
http://www.facebook.com/groups/confionomengao
Twitter:
@ConfionoMengao (Diogo Ferreira)
@ConfionoMengao1 (AF Sturt)

Desejamos muita saúde e paz para você!!!

Saudações Rubro Negra!


www.ConfionoMengao.blogspot.com - A confiança no Flamengo