A confiança no Clube de Regatas do Flamengo em forma de Blog !!! www.ConfionoMengao.blogspot.com

sexta-feira, 12 de março de 2010

Sobre nosso elenco do ano de 2010! *


O atual elenco do Flamengo é suficiente para as disputas do ano todo?Estadual, libertadores, brasileiro e sul americano. Bom para a Libertadores os 25 que defenderão as cores do clube são esses aqui. Sendo que para o carioca além desses, outros, como Ramon e garotos da base, leia-se Diego Maurício, podem ser utilizado nos jogos. Ou seja no carioca outros podem reforçar o elenco, porém alguns vão ser poupados para jogos da competição continental.

Mas, e para o segundo semestre? Antes de especular quem fica e quem sai é preciso primeiro olhar o tempo de contrato dos jogadores do plantel atual. Abaixo estão os jogadores do time principal, ou seja, aqueles que Andrade está utilizando, suas idades e seus vencimentos de contratos respectivamente. Os dados são do colunista Marcio Neves do site Flamengo RJ.

Goleiros (4) - Bruno (25 - dez/2012), Marcelo Lomba (23 - dez/2012), Paulo Vitor (23 - dez/2010) e Marcelo Carne (20 - ago/2012).

Laterais (6) - Léo Moura (31 - dez/2011), Everton Silva (21 - dez/2013), Rafael Galhardo (18 - jul/2012), Juan (28 - dez/2010), Rodrigo Alvim (26 - dez/2012) e Jorbison (18 - fev/2012).

Zagueiros (5) - Wellinton (20 - jul/2014), Álvaro (32 - jul/2010), Ronaldo Angelim (34 - jun/2011), Fabrício (20 - nov/2013) e David (22 - jul/2010).

Meio-Campo (15) - Maldonado (30 - ago/2010), Toró (23 - out/2010), Lenon (19 - mai/2011), Léo Medeiros (28 - dez/2010), Williams (24 - dez/2014), Fernando (23 - dez/2010), Kleberson (30 - dez/2012), Fierro (26 - ago/2010), Vinícius Pacheco (24 - dez/2014), Pet (37 - mai/2010), Camacho (20 - jun/2013), Eric Flores (20 - set/2013), Vitor Saba (20 - mar/2011), Ramon (21 - dez/2010) e Michael (26 - dez/2010).

Atacantes (6) - Gil (29 - jun/2010), Denis Marques (29 - dez/2010), Vagner (25 - jul/2010), Adriano (28 - jul/2010), Bruno Mezenga (21 - abr/2012) e Diego Maurício (18 - dez/2011).
Bom, como mostram os dados levantados acima há jogadores com contratos longos, até 2014. Mas tem jogadores com contratos curtos e alguns desses jogadores são importantes para o desenvolvimento vitorioso do clube ao longo do ano.

Creio que no gol, não teremos problemas, até porque os dois primeiros goleiros têm contrato até o final 2012. A não ser que aconteça algo inesperado. Só para citar um exemplo, nosso goleiro titular tem seus direitos econômicos, em sua maioria, nas mãos de investidores.

Nas laterais todos seis têm contratos para mais de dois anos, exceto o Juan. Mas não é nada que seja preocupante. Uma que seu contrato só vence no final do ano e outro que o Juan não passa por um bom momento e caso não melhorar não será nenhum mal negocio não renovar com ele.

Já na zaga o negocio é mais complicado. Dois jogadores (Álvaro e David) têm contratos já vencendo em julho. Isso significa que eles não têm vinculo com o Flamengo caso o time for às semifinais da libertadores. Os outros casos são tranqüilos aparentemente, mas nem tudo é como se parece. Por exemplo, o caso do Fabrício, nossa jovem promessa, que até vem substituindo Ronaldo Angelim com boas apresentações. Poucos sabem disso mais o jogador tem seus 75% direitos econômicos vinculados a empresários e caso ele estoure nesse primeiro semestre, será muito difícil o Flamengo manter o jogador para o segundo. A não ser que o clube adquira esses 75%. Sendo que os contratos de Álvaro e David deve ser renovado quanto antes.

Passando para o meio campo há três contratos vencendo no meio do ano, os outros todos vencem de dezembro adiante. Por incrível que pareça os três gringos pode deixar o clube em meados do Mundial. Pet tem seu contrato vencendo em maio. Já os dois chilenos(Maldonado e Fierro) terminam em agosto. Como e provável que os dois vão ao Mundial e também é provável que eles recebam propostas, portanto seus contratos devem ser renovados mais rápido possível. Pois Maldonado é super importante para proteger nossa zaga e Fierro pode não ser um jogador brilhante, mas vejo que ele é talentoso e custou caro aos cofres do clube. Já o Pet talvez seja o caso mais complicado. Nos últimos meses por diversas ocasiões percebemos que o jogador vem desgastando sua imagem na gávea e afastando aos pouco do clube. É certo que não renovará seu contrato com o rubro negro.

Por fim o ataque. Gil deve ser dispensado logo que seu contrato terminar, até por que, se nem para libertadores foi inscrito, e olha que não tinha atacante sobrando, para que ficar com um jogador desses? Já Denis se conseguir uma situação amigável para a rescisão de seu contrato seria ótimo. Porém é na dupla atual titular, o império do amor, que o Flamengo terá que trabalhar muito se quiser que eles continuem. Ambos são rubro negros e gostam de jogar no Flamengo, porém não são só esses motivos que pesaram para eles vestirem a camisa mais vendida do pais. Esses jogadores optarem por vir jogar no Fla para tirar proveito para si mesmo. Falo de usar o Flamengo como vitrine para ir a copa ou voltar ao topo do futebol europeu. Portanto é ai que a situação pode piorar. O Flamengo corre risco de ficar sem seus dois principais jogadores antes mesmo da semifinal da libertadores. O certo seria renovar os acertos até o final do ano, mas se eles estourem na copa ou mesmo o flamengo entrar numa má fase e muito difícil esses jogadores renovarem para o segundo semestre.

Está-se falando para segundo semestre, portanto não precisamos apenas renovar, também contratar, até por que um ou outro é bem capaz de sair, já que tem sete jogadores tendo seus acertos trabalhistas vencendo no meio do ano.

Sugiro puxar algum jogador da base. Vi diversos garotos jogando bem na copa são Paulo de futebol Junior, casos de Guilherme e Aliabe. Talvez algum desse já pudesse ser puxado para o time de cima. Está certo que muita coisa pode mudar, mais hoje sentimos muita a falta de um zagueiro experiente, de um volante fixo(caso Maldonado não ficar) e de um atacante(se um dos do impérios do amor deixarmos,ou os dois mesmo), além de uma camisa 10(caso Pet e seus substituídos atuais não evoluírem).

Assim mantendo a base, na medida do possível, renovando os contratos das peças importantes do grupo, como eu já citei acima, usando algumas promessas da base na hora certa e emprestando ou até dispensando algumas parasitas do clube creio que o elenco para o segundo semestre terá chances de disputar o heptacampeonato, o inédito sul-americano e o possível mundial de igual para igual com os principais adversários e com possibilidades de sair vitorioso em qual quer um deles.

* Texto publicado originalmente na FLAMENGO SHOW

3 comentários:

  1. É cara, eu já li esse texto lá, e olha eu acho que o Flamengo pro Brasileiro terá que contratar algumas peças, mas o grupo que esta na disputa da Libertadores tem totais condiçoes de ir muito bem, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  2. O elenco ro primeiro semestre da pro gasto. Pro segundo semestre,devido a janela pra Europa, teremos que fazer algumas contratações.

    ResponderExcluir
  3. Quem mais me preocupa são Maldonado e Love. Os dois são essenciais ao time. Espero que fiquem.
    Com o time atual, temos condições de ir longe na Libertadores e no estadual, no brasileiro também, caso o clube consiga manter os principais jogadores...
    O maior problema vai ser nas semi- finais e na final da Libertadores, o Fla já tem que ir pensando nisso, caso consigamos a classificação, temos que manter um grupo forte.

    SRN!

    ResponderExcluir

Prezado leitor(a),
Obrigado pelo seu comentário, dessa forma saberemos sua opinião.
PARTICIPE:
Nosso grupo no Facebook:
http://www.facebook.com/groups/confionomengao
Twitter:
@ConfionoMengao (Diogo Ferreira)
@ConfionoMengao1 (AF Sturt)

Desejamos muita saúde e paz para você!!!

Saudações Rubro Negra!


www.ConfionoMengao.blogspot.com - A confiança no Flamengo