A confiança no Clube de Regatas do Flamengo em forma de Blog !!! www.ConfionoMengao.blogspot.com

domingo, 25 de dezembro de 2011

Há cem anos, exatamente numa véspera de Natal, nascia o futebol no Flamengo!


Em 2 de outubro de 1911, nove jogadores do Fluminense, liderados pelo capitão da equipe Alberto Borghert, insatisfeitos com a direção do clube após um desentendimento sobre a escalação do time, decidiram deixar o Tricolor. Lembrando que no início do século XX os atletas remavam pelo Flamengo, existente desde 1895, e jogavam futebol pelo Fluminense.

Assim, os dissidentes apresentaram ao Flamengo uma proposta para a criação de uma seção de futebol, a primeira modalidade do departamento de “esportes terrestres”. Sugestão que Inicialmente não ganhou muitos adeptos, principalmente pelo pessoal do Remo. Porém, após um grande trabalho de Borghert a proposta foi aceita, sendo aprovada em uma assembleia realizada na noite de Natal daquele ano. Ou seja, dia 24 de dezembro de 1911 nascia o futebol no Clube de Regatas do Flamengo. Nascia o futebol no Flamengo que além de Borghert teve como pioneiros: Armando de Almeida, Emmanuel Nery, Ernesto Amarante, Gustavo de Carvalho, Lawrence Andrews, Orlando Sampaio Mattos, Othon Baena de Figueiredo e Píndaro de Carvalho.

Já 03 de maio de 1912, o Flamengo estrearia no Campeonato Carioca de Futebol, no campo do América F.C., na Rua Campos Salles. O adversário era o Mangueira. Em sua primeira participação, o Flamengo conseguiu um placar de 16 x 2. O primeiro gol foi marcado pelo ponta direita Gustavo de Carvalho.


Com informações do site Fla Estatistica e blog Memória E. C.
www.ConfionoMengao.blogspot.com - A confiança no Flamengo