A confiança no Clube de Regatas do Flamengo em forma de Blog !!! www.ConfionoMengao.blogspot.com

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Entenda a história da Copa União 87


Torcedores de São Paulo e Flamengo entraram de cabeça na polêmica sobre quem é o primeiro pentacampeão brasileiro. O Tricolor conquistou seu quinto título este ano, mas em 92, o Rubro-Negro comemorou em altos brados o mesmo feito. O problema é que em 87, quando o Fla conquistou seu quarto título, houve um dos imbróglios mais famosos da história do futebol brasileiro.

Naquele ano, os 13 principais clubes do país (Vasco, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Santos, Fluminense, Botafogo, Atlético/MG, Cruzeiro, Inter, Grêmio e Bahia) resolveram tomar a frente e tentar comandar o Campeonato Brasileiro, que passou a ser chamado de Copa União. Essas diretorias não estavam satisfeitas com a organização dos últimos campeonatos e travaram uma longa queda-de-braço com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e até a Fifa, que chegou a ameaçar desfiliar os clubes.

Mas como a CBF preferiu aceitar as exigências do Clube dos 13, a Copa União tomou corpo e foi disputada em quatro módulos, sendo o Verde composto pelos 13 integrantes além de Goiás, Santa Cruz e Coritiba, deixando fora o Guarani, vice-campeão do ano anterior e o América/RJ, 4º colocado - considerado como primeira divisão e o Módulo Amarelo, a segunda divisão. A CBF resolveu organizar mais dois módulos: azul e branco, que eram equivalentes à terceira divisão.

Os módulos foram disputados: o Flamengo conquistou o Verde na final contra o Inter. Foi então que surgiu a grande polêmica, pois segundo a CBF, os dois clubes teriam que se juntar a Sport e Guarani, que se classificaram no Amarelo para disputar um quadrangular, que seria disputado em turno e returno. Flamengo e Internacional se recusaram a disputar porque, segundo eles, o regulamento foi alterado à revelia do Clube dos 13.

Sport e Guarani venceram os jogos contra Fla e Inter por WO e fizeram a final, vencida pelo Sport. A CBF declarou o time pernambucano campeão brasileiro daquele ano, o que permanece até os dias de hoje. Mas, como Flamengo e Inter tiveram suporte do Clube dos 13, que era presidido pelo então presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, os rubro-negros gritam desde então que são pentacampeões brasileiros.

Na época, Carlos Miguel Aidar veio a público dizer que o Clube dos 13 fora traído por Eurico Miranda, que em 87 era dirigente do Vasco. O fato mais relevante é que Aidar sempre considerou o título do Flamengo na Copa União. Há inclusive uma entrevista dele ao programa "Juca Entrevista", do jornalista Juca Kfouri de quatro meses atrás, em que o ex-presidente do Clube dos 13 reafirma isso.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor(a),
Obrigado pelo seu comentário, dessa forma saberemos sua opinião.
PARTICIPE:
Nosso grupo no Facebook:
http://www.facebook.com/groups/confionomengao
Twitter:
@ConfionoMengao (Diogo Ferreira)
@ConfionoMengao1 (AF Sturt)

Desejamos muita saúde e paz para você!!!

Saudações Rubro Negra!


www.ConfionoMengao.blogspot.com - A confiança no Flamengo