A confiança no Clube de Regatas do Flamengo em forma de Blog !!! www.ConfionoMengao.blogspot.com

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O último invicto do Brasileirão 2011


É estranho perceber a ironia presente no título do post. O Flamengo é o último invicto dessa edição do Campeonato Brasileiro, mas por estar com mais empates do que vitórias (6 a 5) acaba ocupando a terceira colocação, 7 pontos atrás do líder Corinthians que perdeu sua invencibilidade ontem para o Cruzeiro.

Lembro que no começo da temporada, antes da derrota para o Ceará na Copa do Brasil, o Flamengo também passou por sequências grandes de empates e começaram a surgir as críticas e as cobranças, que eram sempre escondidas por essa invencibilidade.

Agora a história parece se repetir. Surgem críticas e cobranças, mas o discurso é de que o Flamengo ainda é o único invicto da competição. É uma faca de dois gumes. Não dá pra negar que perder apenas uma partida em 8 meses é algo extremamente positivo, ao mesmo tempo que um empate contra o Ceará, dentro de casa, é algo extremamente negativo.

Porém ficar remoendo coisas que já passaram não adiantam muita coisa, acredito que o Flamengo tem que pensar na sequência que se inicia na próxima quarta. Santos na Vila, Grêmio no Engenhão e Cruzeiro em Sete Lagoas. Três clássicos, dois fora de casa e a necessidade de pontuar. Naquelas contas que vão sendo feitas com o decorrer do campeonato acredito que o Flamengo agora precisa manter a tão falada invencibilidade, vencer o Grêmio em casa e nos confrontos contra Santos e Cruzeiro arrancar um empate e uma vitória. Isso talvez seja muito complicado de conseguir e talvez também possa surgir a primeira derrota nessa sequência, o que de certa forma seria até normal, porém essa soma de 7 pontos nesses três jogos seria o ideal para o Flamengo continuar bem na briga pelo título.

O super aproveitamento do Corinthians nesse começo de campeonato é anormal, espera-se que a equipe paulista começe mesmo a perder alguns pontos de agora em diante e assim os outros postulantes ao título cheguem mais perto.

O que não dá pra perder é a vaga no G4, longe ou perto do líder, acredito que nessa fase inicial do Brasileirão (primeiro turno como um todo) mais vale estar ali no bolo do que verdadeiramente na liderança.

Além desses assuntos de contas e suposições na tabela, outro assunto que foi muito falado nessa semana que se passou foi a forçação de terceiro cartão amarelo da dupla Thiago Neves e Ronaldinho. Pra ser sincero considerei normal isso, com todo respeito à equipe nordestina, mas o duelo contra o Ceará parecia mesmo ser mais tranquilo do que a sequência que se segue, por isso não culpo nem Thiago nem Ronaldinho pelo fato de terem forçado o terceiro amarelo.

O que não dá pra entender é a declaração de Thiago Neves falando sobre isso, todos sabem como que no Flamengo as coisas são sempre aumentadas, é uma cobertura hiperbólica da imprensa, e qualquer garoa vira tempestade em copo d'água, por isso o mais adequado seria Thiago Neves ficar quieto na dele e deixar esses assuntos serem resolvidos internamente. Penso que Luxa também errou ao se pronunciar contra o jogador, mas nesse caso ainda dá pra considerar como afirmação de sua autoridade em relação ao plantel. Essa polêmica toda, pra mim, é coisa pequena, nada que uma boa conversa e uma bela atuação dos camisas 7 e 10 contra o Santos não apaguem!

SRN
www.ConfionoMengao.blogspot.com - A confiança no Flamengo