Em 1981 o Galo foi eliminado pelo Flamengo da Libertadores depois de 5 jogadores da equipe mineira serem expulsos.
Como mostra reportagem de Fred Gomes, do Globo Esporte, "o ex-árbitro José Roberto Wright é massacrado até hoje pela torcida [do Galo] devido ao primeiro cartão vermelho do duelo, mostrado a Reinaldo. Esse provocou a revolta dos jogadores do Atlético-MG, que, segundo Wright, passaram a ofendê-lo constantemente. Perguntado se o carrinho de Reinaldo em Zico não era lance para amarelo, ele se justificou e garantiu ter tomado a decisão correta.
- Todo mundo tinha a imagem do Reinaldo de ser disciplinado, e ele realmente era. Mas antes de isso acontecer, o jogo estava muito violento. Chamei os capitães do Flamengo e do Galo e disse: 'O primeiro que der (bater) por trás ou na passagem sai.' O Reinaldo esperou o Zico passar e pegou. Foi a caracterização daquilo que eu alertei. Se eu não tivesse tomado pulso forte, o jogo ia descambar para uma pancadaria, o pau ia quebrar. Então, prefiro ser lembrado como o árbitro que cumpriu a regra do jogo do que como o árbitro do jogo em que o pau cantou, independentemente se a torcida do Galo gostou ou não - afirmou.
Wright sustenta que a violência observada nos minutos iniciais do duelo - já eram cinco cartões amarelos antes da expulsão, quatro para o Galo - se deu devido à postura do então presidente atleticano Elias Kalil, pai do atual mandatário:
- Naquela ocasião de 81, o Flamengo x Atlético de Goiânia foi a continuação do Brasileiro do ano anterior, em que o Flamengo venceu por 3 a 2 e o Atlético reclamou muito. Infelizmente o presidente do Galo, que era uma pessoa de muito boa índole e caráter, inflamou a equipe dele, criando um clima bélico totalmente desnecessário. Os jogadores do Galo queriam ganhar de qualquer jeito e acabou acontecendo aquilo.
A partida foi encerrada após longa paralisação. Reinaldo foi expulso aos 32 do primeiro tempo. Pouco menos de dois minutos depois, após encontrão no árbitro e reclamações, Éder também foi para a rua. A partir daí a confusão se formou, e Chicão e Palhinha também receberam o vermelho. Os atleticanos começaram a planejar um cai-cai para pôr fim ao duelo e conseguiram. Reiniciada a partida diante do término de longas negociações, o goleiro João Leite repôs a bola em jogo, chutando-a para a lateral. Na sequência, jogou-se no gramado. Irritado, Wright dispensou o trabalho do massagista e mandou o atleticano se levantar. Como não foi atendido, o juiz não titubeou e tirou o cartão vermelho do bolso, o quinto do Galo:
- No fim do jogo, o João Leite fez cai-cai e eu lhe disse: 'Levanta que você não tem nada'. Ele respondeu, dizendo que o jogo ia descambar para a pancadaria. Como ele não quis levantar, eu disse: 'Quer saber de um negócio, então sai!'. Mas o João foi um jogador extremamente disciplinado. Foi um fato episódico.
(...) o ex-atacante Nunes dá versão muito semelhante à sustentada por Wright. Ele ainda relata um deboche de Reinaldo às orientações do árbitro.
- Após uma falta, o Wright chamou os dois capitães para perto dele. Eu me aproximei e fiquei ouvindo o que ele estava falando com o Zico e com o capitão do Atlético, não lembro se era o Chicão. Ele disse: 'O primeiro que der por trás ou fizer uma falta eu vou colocar para fora'. O Reinaldo deu uma risadinha e não acreditou. Ele e o Éder. Aí o Reinaldo fez a falta no Zico e ele botou o Reinaldo para fora. Todos os jogadores do Atlético que passavam por ele o chamavam de filho da..., ladrão. Tudo isso na nossa frente. Se ele não tomasse a decisão, perderia a moral com a gente. Diziam para ele que o dele estava guardado na tesouraria do Flamengo. Então, sempre que dou entrevista sobre esse jogo dou razão ao Wright. Ele fez tudo corretamente, não fez para sacanear o Atlético. O jogo estava violento e ele tinha que tomar conta do jogo. Além de xingarem, eles também inventaram de cair para acabar o jogo - disse o Artilheiro das Decisões.
( ...)"
Temos que sacanera as poderosas no classico kkkkkkkk Elas ficaram afetadinhas:
ResponderExcluirhttp://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/08/08/flu-barra-show-das-poderosas-no-maracana-para-evitar-piadas-de-rivais.htm
huahauhauauhauahuhua
VERGONHA! NO MAIOR TÍTULO DESSE TIMECO, O FLAMÍDIA FOI VIOLENTAMENTE FAVORECIDO PELA ARBITRAGEM! VERGONHA! SÓ GANHAM NO APITO E NAS MARACUTAIAS. VOCÊS AINDA DEVEM MUITO AO ATLÉTICO, E IRÃO PAGAR, ALIÁS JÁ ESTÃO PAGANDO, TOMANDO DE 4 MULAMBADA! MEU TIME TEM LIBERTADORES E NÃO PRECISOU DE ARTIMANHAS PRA VENCE-LA, TERIA DUAS SENÃO FOSSE O WRIGHT...FORA OS BRASILEIROS, ONDE O ATLÉTICO ATÉ VICE-CAMPEÃO INVICTO JÁ FOI E 9 PONTOS A FRENTE DO SP (COMO PODE?), ALÉM DAS FINAIS POLÊMICAS COM O FLA... ENQUANTO EU VIVER, VOU ME LEMBRAR, E COMO DIZ O HINO, MEU GALO E FORTE E VINGADOR, E IREMOS VINGAR... PODE TER CTZA. - aliás, enquanto escrevia... GOL DO GALO! HAHAHAA
ResponderExcluir