Dos companheiros, apenas Cristian o cumprimentou pelo aniversário de 25 anos. Mas, mesmo sem alarde, Obina comemorou a data de seu nascimento. Em campo, no jogo-treino dos reservas do Flamengo contra o CFZ, o jogador marcou três gols na goleada por 6 a 0. Maxi, Thiago Sales e Leo Medeiros, este em cobrança de falta, fecharam o placar.
Os poucos torcedores que estiveram na Gávea vibraram com o desempenho do xodó. Mas ele ainda não está 100% feliz.
- Está faltando muita coisa para mim no lado profissional. Quero títulos, chegar à seleção e voltar a fazer gol. Esses aí no treino foram bons para ajudar a tirar esta "inhaca". Pessoalmente, tenho minha filha (Sayonara, de um ano e três meses), que mudou totalmente minha vida - diz o jogador.
Sem marcar desde a partida contra o Cruzeiro, no dia 12 de setembro, Obina planeja o fim da seca no sábado, contra o América.
- Estou pensando numa comemoração especial. Está na hora - declara o aniversariante.
Fonte: Globo Esporte
A confiança no Clube de Regatas do Flamengo em forma de Blog !!! www.ConfionoMengao.blogspot.com
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Fla lança documentários sobre conquistas

No embalo da Fla TV, o Flamengo lança a Fla Filmes e anuncia para o início de fevereiro o lançamento de dois documentários com imgens exclusivas dos últimos dois títulos do clube: a Copa do Brasil de 2006 e o Campeonato Estadual de 2007. Com os nomes de 'É campeão' e 'Conte comigo Mengão', respectivamente, os filmes serão exibidos em primeira mão pelo Canal Brasil no dias 5, às 22h, e 6 de fevereiro, às 14h30m.Os documentários entram em cartaz no Cine Glória (Praça Luís de Camões s/nº - subsolo- Glória) a partir do dia 7, com sessão restrita para convidados às 18h30m. O torcedor poderá assistir aos filmes nos dias 8, 9 e 10 em três horários: 16h30m, 8h30m e 20h30m. Ainda não há previsão para a comercialização do material.
'É Campeão! - Copa do Brasil 2006'
O documentário mostra detalhes da campanha rubro-negra na conquista de um título nacional após 14 anos. O foco é na final contra o Vasco, com imagens do último treino, da missa na Igreja de São Judas Tadeu, e da concentração da equipe para a decisão de 180 minutos. Há ainda declarações de jogadores como os heróis da decisão, Obina e Juan, e do zagueiro Fernando.
'Conte Comigo Mengão - Carioca 2007'
O filme destaca a participação simultânea do Rubro-Negro no Estadual e na Taça Libertadores, e relata momentos inusitados, como a saída do frio e da altitude de Potosí para os 40º da tarde de um sábado em Bangu. A produção do documentário acompanha a delegação em viagens, concentrações e preleções e flagra ainda a profecia de Renato Augusto, que ao assistir o filme 'É Campeão!' na concentração para a final contra o Botafogo afirma: 'Se marco gol numa final, não sei o que faço'.
Fonte: Globo Esporte
Gavilán só volta a jogar em 13 de fevereiro

O volante paraguaio Gavilán continua impedido de vestir a camisa do Flamengo em um jogo oficial. Isso porque o pedido de conversão da pena de 120 dias em serviços sociais feito pelo clube rubro-negro foi indeferido por Rubens Approbato, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), segundo informa o site "justicadesportiva.com.br".
Com isso, o técnico do Fla, Joel Santana, só poderá contar com Gavilán na estréia da equipe na Libertadores, dia 13 de fevereiro, contra o Coronel Bolognesi, em Tacna, no Peru. A suspensão do jogador termina apenas no dia 15, mas só vale para jogos nacionais.
Gavilán foi punido pela Quarta Comissão Disciplinar do Tribunal do STJD por ter infringido o artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (praticar agressão física). Ele desferiu um soco no meia Valdívia, do Palmeiras, quando jogava pelo Grêmio, no Brasileirão do ano passado.
Fonte: Globo Esporte
Joel planeja jogar Fla-Flu como "amistoso"

A temporada mal começou e já tem jogador do Flamengo precisando de descanso. Por isso, o técnico Joel Santana quer garantir logo a classificação às semifinais da Taça Guanabara para poder poupar alguns e dar ritmo de jogo a outros nas duas rodadas finais do primeiro turno do Campeonato Carioca.
A idéia é assegurar uma das duas vagas do Grupo A na próxima partida, contra o América. Para isso, o Fla precisa vencer e torcer para Boavista e Cardoso Moreira tropeçarem contra, respectivamente, Fluminense e Volta Redonda. Nem a atuação apática do Rubro-Negro contra o Macaé irrita o treinador. Ele só quer saber da classificação:
- Se vencermos o América acho que estamos classificados. E aí posso respirar. Como vou ficar aborrecido com uma equipe que está com 100% de aproveitamento?
A rotina de jogos às quartas e aos domingos impede que Joel faça os treinos que gostaria. Por isso, muitos jogadores já apresentam muito desgaste físico. Casos, por exemplo, de Fábio Luciano e Obina. Por outro lado, entre os reservas, há jogadores que precisam de ritmo de jogo, como Gavilán, Rodrigo, Kléberson e Diego Tardelli. E o Fla-Flu seria um bom teste para eles.
Por enquanto, Joel se esquiva da pergunta. Mas uma vitória no sábado o fará confirmar o que todos sabem: a necessidade de transformar o Fla-Flu do próximo dia 10 em um amistoso para que a equipe viaje tranqüila e sem desgaste excessivo para o Peru, onde estréia na Taça Libertadores contra o Coronel Bolognesi, dia 13.
Por enquanto, Joel se esquiva da pergunta. Mas uma vitória no sábado o fará confirmar o que todos sabem: a necessidade de transformar o Fla-Flu do próximo dia 10 em um amistoso para que a equipe viaje tranqüila e sem desgaste excessivo para o Peru, onde estréia na Taça Libertadores contra o Coronel Bolognesi, dia 13.
- Deixo as coisas irem acontecendo normalmente. Depois do jogo do América vou me reunir com o Runco (médico), Ronaldo (preparador físico) e fisiologistas. Aí, sim, digo se vamos poupar alguém nas rodadas finais - declara o treinador do Flamengo, lembrando que também há jogadores pendurados com dois cartões amarelos, como Souza, Toró e Juan.
Fonte: Globo Esporte
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
Fla joga pouco, mas bate o Macaé

Toró se destaca pela raça, Jônatas pela técnica. Nesta quarta-feira, o Flamengo precisou de discreta dose de cada uma das características dos dois para derrotar o Macaé por 1 a 0, no Maracanã, e manter-se folgado na liderança do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.
Com 12 pontos em quatro jogos, o Fla tem dois a mais do que o Fluminense e seis à frente do Boavista, terceiro colocado. Mas, ao contrário dos últimos dois jogos, o Rubro-Negro não conseguiu golear, tão pouco empolgar. Toró fez um gol logo no início e depois apenas os lançamentos de Jônatas chamaram atenção. A prevista estréia de Kléberson ocorreu aos 35 minutos do segundo tempo. Ele entrou na vaga de Jônatas.
O Macaé perdeu a invencibilidade e fica na quinta posição da chave, com cinco pontos.
Gol e tédio
Em sete minutos, Jônatas fez dois lançamentos perfeitos. O primeiro, Leo Moura dominou errado e desperdiçou. O segundo, Juan trabalhou bem a jogada e o Flamengo abriu o placar.
Ronaldo Angelim cruzou da esquerda após passe do lateral, Marcinho cabeceou, Cássio defendeu e o pequenino Toró subiu sozinho no rebote para testar para as redes.
Os passes precisos do camisa 5 rubro-negro prosseguiram. Mas o Macaé também incomodou algumas vezes - poucas, é verdade.
Aos 30 minutos, Jônatas, sempre ele, deixou Ibson na cara do gol. O volante demorou e chutou em cima de Cássio. Na sobra, Marcinho quase fez, mas novamente o goleiro do time da região norte fluminense fez a defesa.
Apesar da vitória parcial, a torcida do Flamengo não aprovou a atuação da equipe na etapa inicial e ensaiou algumas vaias por causa da sonolência da equipe.
Kléberson estréia
Logo no início do segundo tempo, aos cinco, Juan teve a chance de agradar à torcida, mas o chute do lateral foi defendido em dois tempos por Cássio. O camisa 1 apareceu bem novamente um minuto depois, em finalização de Souza.
A mistura de raça e malandragem de Toró, aos 18 minutos, levantou a torcida rubro-negra. Ele saiu do meio-campo, roubou uma bola de surpresa e chutou forte na trave esquerda.
Já com Obina em campo, o Flamengo tomou um susto aos 22, quando Jones cobrou falta com violência e quase acertou o canto direito de Bruno.
A torcida rubro-negra só voltou a se assanhar quando o pentacampeão Kléberson
estreou com a camisa do clube, aos 35 minutos. Mas até o fim, as melhores chances foram do Macaé, em chutes de longa distância.
Fonte: Globo Esporte
Na estréia de Kléberson, Fla pega o Macaé

Kléberson é o novato do Flamengo no jogo desta quarta-feira, às 19h30m, contra o Macaé. Mas Leo Moura, que já atuou 142 vezes pelo Rubro-Negro, também viverá uma emoção especial quando pisar no Maracanã, pela quarta rodada da Taça Guanabara.
O lateral foi convocado pela primeira vez e certamente ouvirá o grito de "é seleção" da torcida flamenguista parabenizando-o pela conquista.
- Será especial. Fiz questão de agradecer a todos os meus companheiros por isso. Cada um tem um pedacinho desta emoção - diz o camisa 2 do Fla.
Kléberson ainda não está na fase dos agradecimentos. Mas sim na etapa da ansiedade. Há quatro meses apenas treinando na Gávea por causa de uma suspensão imposta pela Fifa, o pentacampeão do mundo não vê a hora de estrear.
- A vontade de voltar a jogar futebol é enorme - declara.
Duelo de invictos
Com 100% de aproveitamento, o Flamengo lidera o Grupo A, com nove pontos. Por enquanto, a estratégia de não tropeçar nos pequenos para conseguir a classificação antecipada às semifinais deu certo. Mas o Macaé preocupa.
- Eles estão invictos e montaram uma equipe muito forte. Tanto que só sofreram dois gols em três jogos - diz o técnico Joel Santana.
A equipe do Norte Fluminense está na quarta posição da chave, com cinco pontos. O técnico Tita, no entanto, não poderá contar com três jogadores: Marcinho, Andrezinho e Bruno Mezenga. Eles pertencem ao Flamengo e, por acordo, não podem entrar em campo. Por outro lado, o camaronês Steve, autor de dois gols no Estadual, está confirmado.
No lado rubro-negro, Joel Santana só tem uma dúvida: começar ou náo com Kléberson na equipe titular. O estreante não participa de uma partida desde abril de 2007 e a tendência é que fique no banco de reservas.
Fonte: Globo Esporte
Fla estuda 'limpar' uniforme

Janeiro praticamente chega ao fim e o Flamengo não tem contrato firmado com patrocinador algum para a temporada de 2008. Então, por que a equipe continua a utilizar as marcas da estatal em seu uniforme?
Porque a diretoria ainda acredita em um acordo. Entretanto, as rodadas de negociações evoluíram pouco nos últimos dias e a cada dia cresce a chance de o clube "limpar" seu uniforme em um futuro não muito distante.
- Há a chance de jogarmos sem patrocínio, sim. Esta é uma das possibilidades que está sobre a nossa mesa. Ficaríamos sem estampar nenhuma marca no uniforme até acharmos outro patrocínio - diz o vice-presidente de marketing do clube, Ricardo Heinrichsen.
No contrato que terminou no fim de 2007, o Fla ganhava pouco mais de R$ 14 milhões por ano. A primeira proposta de renovação chegou a R$ 15,7 milhões. Porém, impulsionada pelo patrocínio de outros clubes - como Corinthians e Palmeiras - e pelo bom momento do time profissional a diretoria rubro-negra decidiu pedir mais. Agora, a meta é conseguir algo próximo de R$ 21 milhões.
Anúncio gratuito?
O departamento de marketing diz que há outras empresas interessadas em aliar a marca ao clube. Porém, a relação de 24 anos com o atual patrocinador faz a situação ser conduzida com calma, sem decisões precipitadas. Tanto que Ricardo Heinrichsen não dá um prazo final para a estatal responder. Ele admite até que o Flamengo pode ter feito anúncio gratuito em janeiro.
- Ninguém me garante que vamos receber (o dinheiro referente ao primeiro mês de 2008). Mas eu entendo que sim, já que prestamos o serviço de divulgação da marca - afirma.
Dívida com Petkovic
O Flamengo, que luta para aumentar o valor que a Petrobras lhe paga de patrocínio, receberá 5% a menos da empresa estatal. Isto porque a juíza Ana Paula de Carvalho determinou que seja bloqueada esta percentagem em cima do valor que Petrobras paga ao clube - atualmente de R$ 15 milhões por ano - para o Rubro-Negro saldar uma dívida com o meia Petkovic. A informação é do colunista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo".
Petkovic jogou no Flamengo de 2000 a 2002 e foi o autor do antológico gol que deu o tricampeonato carioca ao clube em 2001 na final contra o Vasco. Vale ressaltar que como o contrato com a Petrobras acabou e ainda não foi renovado, o Fla ainda não deve descontar esse dinheiro para Petkovic.
Fonte: Globo Esporte
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Egído, o parceiro malandro de Souza
Kléber Leite o adora. Joel Santana o convidou para um papo descontraído no banco do ônibus. No elenco do Flamengo, ele é visto como o rei da zoação. Mas Egídio, o lateral-esquerdo reserva, ganhou as manchetes como o parceiro de Souza.
Os dois são praticamente inseparáveis. É só avistar o centroavante para saber que próximo a ele estará o fiel escudeiro. A amizade não restringe-se à Gávea. As famílias são próximas e os dois saem freqüentemente.
Mas nem sempre foi assim. O primeiro contato aconteceu no Paraná x Flamengo da Taça Libertadores de 2007. Egídio estava emprestado ao time de Curitiba e os dois discutiram asperamente em campo.
- Quando eu voltei (para o Flamengo), fiquei na minha. Nem pensava mal dele, mas esperei para ver o que seria. E fomos nos aproximando porque temos as mesmas preferências, como o funk - diz o lateral, que costumeiramente requebra com o companheiro nas comemorações de gol.
- Ele é meu amigo, mas eu danço melhor - debocha.
Nem a fama de "parceiro de Souza" o incomoda. Muito pelo contrário. Dá até para lucrar com a amizade.
- Eu gosto. Quando a gente sai, as pessoas acabam me reconhecendo porque estou ao lado dele. Mas não é por isso que somos amigos. Gosto dele de coração mesmo. Estamos juntos em tudo - conta.
Uh, terror o Gidão é zoador!
Mas nem só de Souza sobrevive Egídio no elenco. Ele é considerado pela diretoria e comissão técnica como sucessor natural de Juan. Por isso, recentemente, teve o contrato renovado até 2012. Nada mal para um jogador de 21 anos.
Fora de campo, as brincadeiras dele também são conhecidas. Ele "toca o terror" na concentração e diverte até o técnico Joel Santana. Recentemente, durante a ida para a pré-temporada em Teresópolis, o treinador exigiu a presença de "Gidão" ao seu lado no ônibus.
- Com ele, eu evito brincar. Tenho que respeitar o papai. Mas foi engraçado porque o pessoal ficou gritando lá atrás do ônibus "volta, Gidão!" e ele me segurou para fazer piadas - afirma.
Mas nem todo mundo, em um primeiro momento, leva as brincadeiras do lateral-esquerdo na esportiva. Recém-chegado, o paraguaio Gavilán reclamou dos excessos.
- Ele pediu para parar. Disse que não me dava confiança. Mas nem liguei. Continuei zoando e agora ele já entrou no clima. Outro dia até quis fazer piadinha para cima de mim. Assim que eu gosto - diz, para logo depois se despedir e sair à procura, quem sabe, do amigo Souza.
Fonte: Globo Esporte
Os dois são praticamente inseparáveis. É só avistar o centroavante para saber que próximo a ele estará o fiel escudeiro. A amizade não restringe-se à Gávea. As famílias são próximas e os dois saem freqüentemente.
Mas nem sempre foi assim. O primeiro contato aconteceu no Paraná x Flamengo da Taça Libertadores de 2007. Egídio estava emprestado ao time de Curitiba e os dois discutiram asperamente em campo.
- Quando eu voltei (para o Flamengo), fiquei na minha. Nem pensava mal dele, mas esperei para ver o que seria. E fomos nos aproximando porque temos as mesmas preferências, como o funk - diz o lateral, que costumeiramente requebra com o companheiro nas comemorações de gol.
- Ele é meu amigo, mas eu danço melhor - debocha.
Nem a fama de "parceiro de Souza" o incomoda. Muito pelo contrário. Dá até para lucrar com a amizade.
- Eu gosto. Quando a gente sai, as pessoas acabam me reconhecendo porque estou ao lado dele. Mas não é por isso que somos amigos. Gosto dele de coração mesmo. Estamos juntos em tudo - conta.
Uh, terror o Gidão é zoador!
Mas nem só de Souza sobrevive Egídio no elenco. Ele é considerado pela diretoria e comissão técnica como sucessor natural de Juan. Por isso, recentemente, teve o contrato renovado até 2012. Nada mal para um jogador de 21 anos.
Fora de campo, as brincadeiras dele também são conhecidas. Ele "toca o terror" na concentração e diverte até o técnico Joel Santana. Recentemente, durante a ida para a pré-temporada em Teresópolis, o treinador exigiu a presença de "Gidão" ao seu lado no ônibus.
- Com ele, eu evito brincar. Tenho que respeitar o papai. Mas foi engraçado porque o pessoal ficou gritando lá atrás do ônibus "volta, Gidão!" e ele me segurou para fazer piadas - afirma.
Mas nem todo mundo, em um primeiro momento, leva as brincadeiras do lateral-esquerdo na esportiva. Recém-chegado, o paraguaio Gavilán reclamou dos excessos.
- Ele pediu para parar. Disse que não me dava confiança. Mas nem liguei. Continuei zoando e agora ele já entrou no clima. Outro dia até quis fazer piadinha para cima de mim. Assim que eu gosto - diz, para logo depois se despedir e sair à procura, quem sabe, do amigo Souza.
Fonte: Globo Esporte
Kléberson está liberado para jogar

Depois de quase quatro meses no Flamengo, o volante Kléberson finalmente tem condições de jogo. Uma consulta á CBF feita pelo clube atestou o fim da punição de 120 de suspensão, imposta pela Fifa, no dia 26 de janeiro. Existia a dúvida se esse período seria de fato contado a partir do dia 26 de setembro de 2007, data da assinatura do contrato do jogador com o Rubro-Negro, o que acabou acontecendo.
Kléberson foi punido pela Fifa por quebra unilateral de contrato com o Besiktas-TUR. Com contrato de cinco anos com o Flamengo, o pentacampeão mundial é a maior aposta do clube para 2008. À disposição do técnico Joel Santana, ele deve fazer sua estréia contra o Macaé, na próxima quarta-feira. No entanto, como não disputa uma partida oficial há muito tempo, a tendência é que fique no banco.
Fonte: Globo Esporte
Leo Moura festeja 'fantasia nova'

A platéia era numerosa e incluía familiares e crianças do condomínio onde mora, na Barra da Tijuca. Sentado em um sofá com a camisa com detalhes brilhantes, Leo Moura festejou a primeira convocação para a seleção brasileira, que enfrenta a Irlanda, dia 6, num amistoso em Dublin.
O lateral-direito do Flamengo recebeu a notícia no início da noite, assim que chegou do treino. Mas, a princípio, o telefonema do vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite, chegou a assustá-lo.
- Achei estranho porque ele nunca me liga. Estava conversando com uns amigos na internet e recebi a ligação do Kléber. Mas só acreditei quando olhei no site oficial da CBF - conta o jogador.
Aos 28 anos, Leo jamais vestiu a camisa do Brasil. Nem nas divisões de base. Um motivo a mais para ter consciência de que a transferência para a Gávea foi o melhor para a sua carreira.
- Valeu muito a pena ter ficado aqui. A regularidade me levou à seleção e o Flamengo me proporcionou isso. Será inesquecível e especial - afirma o lateral.
O lateral-direito entrou na vaga de Maicon e segue com a delegação para Dublin, capital da Irlanda, no domingo, onde enfrentará a seleção local. Perder o Carnaval não o afetou.
- Carnaval tem todo ano. Essa fantasia amarela vai ser muito especial - diz Leo Moura.
Para os rubro-negros, a notícia deve ser recebida com dois sentimentos distintos: a alegria por ver o jogador na seleção, mas a tristeza por saber que ele não poderá enfrentar o Volta Redonda no Maracanã, adversário do Flamengo pelo Campeonato Carioca.
Fonte: Globo Esporte
Léo Moura é chamado para a vaga de Maicon
O técnico Dunga convocou nesta segunda-feira o lateral-direito Leonardo Moura, do Flamengo, para a seleção brasileira que enfrenta a Irlanda, dia 6 de fevereiro, num amistoso em Dublin. O flamenguista, convocado pela primeira vez na carreira, entra na vaga de Maicon, do Inter de Milão, cortado por estar sem ritmo de jogo após se recuperar de uma contratura na coxa esquerda.
- A programação era que o Maicon retornasse ao time do Inter neste domingo. Como não jogou, Dunga resolveu dispensá-lo para não atropelar a recuperação - diz Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, lembrando que Maicon tem chances de jogar nesta quarta-feira pelo Inter.Obviamente, o lateral rubro-negro vibrou e muito ao saber de sua convocação.
- Fiquei sabendo da novidade pelo vice-presidente de futebol, Kleber Leite. Estou muito feliz com essa oportunidade, que venho buscando há muito tempo. Vou continuar trabalhando forte no Flamengo, para ser lembrado nas futuras convocações - festeja Leo.
Para os rubro-negros, a notícia deve ser recebida com dois sentimentos distintos: a alegria por ver o jogador na seleção, mas a tristeza por saber que ele não poderá enfrentar o Volta Redonda no Maracanã, adversário do Flamengo pelo Campeonato Carioca. No mesmo dia do jogo, o Brasil entra em campo, no amistoso em Dublin.
- Ele merecia isso há muito tempo. É diferenciado e o melhor lateral do Brasil. Tenho certeza que vai se dar bem na seleção - comemora o goleiro Bruno, outro que sempre é lembrado pelos especialistas como um dos jogadores com potencial para a seleção.
Fonte: Globo Esporte
- A programação era que o Maicon retornasse ao time do Inter neste domingo. Como não jogou, Dunga resolveu dispensá-lo para não atropelar a recuperação - diz Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, lembrando que Maicon tem chances de jogar nesta quarta-feira pelo Inter.Obviamente, o lateral rubro-negro vibrou e muito ao saber de sua convocação.
- Fiquei sabendo da novidade pelo vice-presidente de futebol, Kleber Leite. Estou muito feliz com essa oportunidade, que venho buscando há muito tempo. Vou continuar trabalhando forte no Flamengo, para ser lembrado nas futuras convocações - festeja Leo.
Para os rubro-negros, a notícia deve ser recebida com dois sentimentos distintos: a alegria por ver o jogador na seleção, mas a tristeza por saber que ele não poderá enfrentar o Volta Redonda no Maracanã, adversário do Flamengo pelo Campeonato Carioca. No mesmo dia do jogo, o Brasil entra em campo, no amistoso em Dublin.
- Ele merecia isso há muito tempo. É diferenciado e o melhor lateral do Brasil. Tenho certeza que vai se dar bem na seleção - comemora o goleiro Bruno, outro que sempre é lembrado pelos especialistas como um dos jogadores com potencial para a seleção.
Fonte: Globo Esporte
Ibson avisa: "O próximo pênalti é meu"
Feia e chata. Com esses simples adjetivos, Ibson definiu a discussão entre os jogadores do Flamengo para ver quem cobraria o pênalti contra o Duque de Caxias, no último domingo. O volante é o cobrador oficial da equipe, mas Souza pegou a bola e disse que bateria.
Como o jogo estava 3 a 0 ainda no primeiro tempo, o técnico Joel Santana havia autorizado o goleiro Bruno a fazer a cobrança. Mas foi em vão. Na disputa pela artilharia, o camisa 9 chutou e marcou. Ibson nem comemorou com o companheiro.
- Estava cansado. E o jogo também estava 3 a 0 - explica.
No segundo tempo, os dois comemoraram o quinto gol juntos e saíram de campo abraçados. Fim da desnecessária polêmica. Mas e se houver pênalti no próximo jogo? -
O professor Joel determinou que sou eu. Então, mesmo se ele quiser, o próximo pênalti é meu - avisa o camisa 7.
Pouco depois, ele mostrou que não é tão radical assim. Avisou que, se a partida estiver decidida, pode deixar o companheiro cobrar.
- Minha função não é fazer gol e sim ajudar o Souza a fazê-los. Ficou um pouco chato, um pouco feio para quem viu de fora. Temos de ter bom senso e evitar essas situações - avisa o volante, autor de três gols no Campeonato Carioca. Curiosamente, o mesmo número do atacante.
Fonte: Globo Esporte
Como o jogo estava 3 a 0 ainda no primeiro tempo, o técnico Joel Santana havia autorizado o goleiro Bruno a fazer a cobrança. Mas foi em vão. Na disputa pela artilharia, o camisa 9 chutou e marcou. Ibson nem comemorou com o companheiro.
- Estava cansado. E o jogo também estava 3 a 0 - explica.
No segundo tempo, os dois comemoraram o quinto gol juntos e saíram de campo abraçados. Fim da desnecessária polêmica. Mas e se houver pênalti no próximo jogo? -
O professor Joel determinou que sou eu. Então, mesmo se ele quiser, o próximo pênalti é meu - avisa o camisa 7.
Pouco depois, ele mostrou que não é tão radical assim. Avisou que, se a partida estiver decidida, pode deixar o companheiro cobrar.
- Minha função não é fazer gol e sim ajudar o Souza a fazê-los. Ficou um pouco chato, um pouco feio para quem viu de fora. Temos de ter bom senso e evitar essas situações - avisa o volante, autor de três gols no Campeonato Carioca. Curiosamente, o mesmo número do atacante.
Fonte: Globo Esporte
Joel ter armas secretas na manga
Se em três jogos a torcida do Flamengo ficou otimista com o time para a temporada de 2008, ela pode esperar por mais daqui para frente. É de conhecimento de todos, que o clube prepara a estréia de suas armas secretas para breve: umas com potencial devastador, outras verdadeiras incógnitas.
O fato é que o Fla terá novidades nas próximas rodadas. A primeira delas será Kléberson. O pentacampeão treina na Gávea desde outubro, mas só terá condições legais de jogo agora. E não esconde a ansiedade.
- Esperei muito tempo por este momento. Estou totalmente adaptado e não terei desculpas - diz o jogador, que não atua desde abril do ano passado.
Joel Santana sabe que o atleta sentirá a falta de ritmo de jogo e talvez opte por deixá-lo no banco de reservas contra o Macaé. O caso de Diego Tardelli é um pouco diferente. O atacante ainda não está no melhor de sua forma física e deve ser relacionado para o jogo contra o América, no sábado de Carnaval.
A lista de novidades tem o paraguaio Gavilán e a promessa Éder. O primeiro espera um "ok" do STJD para se ver livre da suspensão de 120 dias que lhe foi imposta. Por sua vez, o ex-atacante do Guarani é uma aposta para o futuro e, nos planos da comissão técnica, deve entrar em poucos jogos neste início de ano.
Fonte: Globo Esporte
O fato é que o Fla terá novidades nas próximas rodadas. A primeira delas será Kléberson. O pentacampeão treina na Gávea desde outubro, mas só terá condições legais de jogo agora. E não esconde a ansiedade.
- Esperei muito tempo por este momento. Estou totalmente adaptado e não terei desculpas - diz o jogador, que não atua desde abril do ano passado.
Joel Santana sabe que o atleta sentirá a falta de ritmo de jogo e talvez opte por deixá-lo no banco de reservas contra o Macaé. O caso de Diego Tardelli é um pouco diferente. O atacante ainda não está no melhor de sua forma física e deve ser relacionado para o jogo contra o América, no sábado de Carnaval.
A lista de novidades tem o paraguaio Gavilán e a promessa Éder. O primeiro espera um "ok" do STJD para se ver livre da suspensão de 120 dias que lhe foi imposta. Por sua vez, o ex-atacante do Guarani é uma aposta para o futuro e, nos planos da comissão técnica, deve entrar em poucos jogos neste início de ano.
Fonte: Globo Esporte
Jaílton quer assumir cobranças de faltas
Desde a saída de Renato para o futebol árabe, o Flamengo marcou apenas um gol de falta. Com Roger, que já nem está mais no clube, contra o Cruzeiro, no Brasileirão. Para assumir o posto de cobrador oficial do rubro-negro há muitos candidatos: Leo Moura, Juan, Cristian e até o goleiro Bruno já se arriscaram sem sucesso. Longe dos holofotes que cercam as estrelas da Gávea, o volante Jaílton se mantém no time titular e agora quer ser também o homem das bolas paradas.
- Desde que o Renato Abreu saiu, o time perdeu um cobrador de faltas de longa distância. Eu sempre tive essa característica e procuro trabalhar esse tipo de jogada nos treinos. No jogo contra o Duque de Caxias tive a felicidade de pegar bem na bola e dificultar a vida do goleiro. Essa é o objetivo, se não fizer o gol, tento colocar a bola de maneira a complicar a defesa e facilitar um rebote - diz o jogador, que teve participação decisiva no gol de Leo Moura, o terceiro na partida de domingo.
Apontado como homem de confiança de Joel Santana, o jogador fala de sua função tática na equipe.
- Procuro fazer o que o treinador me pede da melhor maneira possível. No momento, ajudo a zaga no combate aos atacantes e à chegada dos meias, não dando espaço para a criação de jogadas que levem perigo ao Bruno. Acredito que não só eu, mas todos os jogadores compreenderam a filosofia de trabalho do Joel e, por isso, estamos conseguindo os resultados positivos - conclui, através da assessoria de imprensa.
Fonte: Globo Esporte
- Desde que o Renato Abreu saiu, o time perdeu um cobrador de faltas de longa distância. Eu sempre tive essa característica e procuro trabalhar esse tipo de jogada nos treinos. No jogo contra o Duque de Caxias tive a felicidade de pegar bem na bola e dificultar a vida do goleiro. Essa é o objetivo, se não fizer o gol, tento colocar a bola de maneira a complicar a defesa e facilitar um rebote - diz o jogador, que teve participação decisiva no gol de Leo Moura, o terceiro na partida de domingo.
Apontado como homem de confiança de Joel Santana, o jogador fala de sua função tática na equipe.
- Procuro fazer o que o treinador me pede da melhor maneira possível. No momento, ajudo a zaga no combate aos atacantes e à chegada dos meias, não dando espaço para a criação de jogadas que levem perigo ao Bruno. Acredito que não só eu, mas todos os jogadores compreenderam a filosofia de trabalho do Joel e, por isso, estamos conseguindo os resultados positivos - conclui, através da assessoria de imprensa.
Fonte: Globo Esporte
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Angelim: do lombo do jumento à Gávea

Volte cerca de 20 anos no túnel do tempo. Encontre, na pequena cidade de Porteiras, no sul do Ceará, o menino Ronaldo Angelim no lombo de um jumento, às 3h da madrugada, cavalgando léguas a perder de vista para conseguir água para cozinhar.
Flamengo e futebol profissional, quando muito, faziam parte das rodas de conversas com os amigos. A realidade era outra. Cavar poços artesianos, arar a terra e sonhar. O pai, Antônio Leite Angelim, não abandonava a idéia da migração para as metrópoles brasileiras.
Foram dezenas de viagens nos paus-de-arara - caminhões improvisados para transporte irregular de passageiros - para São Paulo. Em uma delas, Ronaldo nasceu. Mas foi só por acidente. Logo voltou para o Ceará. Ele se considera cidadão de Porteiras e, ao ver a foto do sítio de Coxos, onde morou por alguns anos, se emociona. Pára, observa os detalhes da imagem e comenta.
- Morei em casas piores. Neste sítio, que chegou a ser do meu avô, fiquei de favor com meus pais e oito irmãos. Mas sinto saudade. Está vendo ali (aponta para o lado esquerdo da foto)? Ficava horas me divertindo no pé de cajá. Também tinha um curral - diz o zagueiro do Flamengo, atualmente com 32 anos.
O filme da vida sofrida vem à mente e Angelim fica em silêncio por alguns instantes. Mas ele evita o melodrama. Prefere exaltar os percalços vividos e sentir orgulho de sua trajetória.
- Tenho muito orgulho mesmo. Não é para qualquer um. Passei por muitas coisas difíceis e hoje estou no Flamengo - afirma.
Há mais de dois anos no Rio de Janeiro, o defensor escolheu Copacabana para morar com os dois filhos (Riquelme e Ronald De Boer) e a esposa (Ricássia). Mas Porteiras não é esquecida. Nas férias, ele sempre vai à cidade para rever amigos e realizar um jogo beneficente.
Faz a alegria dos pouco mais de 16 mil habitantes. E recebe idolatria em troca. Há pinturas de Ronaldo Angelim espalhadas pela cidade. Até um estádio de futebol society leva o nome do zagueiro. Não por acaso ele recebeu o apelido de Príncipe da Cariri - microrregião localizada no sul do Ceará e que engloba oito municípios, dentre eles Juazeiro do Norte e Porteiras.
E a "realeza" tem um pedido a fazer.
- Coloca, por favor, que mandei um abraço para Chico de Isa. Se estou aqui hoje, devo muito a ele - diz.
Fonte: Globo Esporte
Joel Santana tenta conter a euforia

A vitória de 5 a 1 sobre o Duque de Caxias, no domingo, no Maracanã, deixou a torcida do Flamengo animada. Não apenas pelo resultado, mas pelo futebol envolvente do time. Mas o técnico Joel Santana se preocupa logo em conter a euforia.
Apesar de elogiar bastante o primeiro tempo da equipe, o Natalino viu falhas na atuação na equipe.
- Nosso primeiro tempo foi praticamente sem erro. Gostei muito. Mas no segundo tempo não gostei tanto porque demos muita liberdade. Não estou gostando de a minha equipe todo jogo levar um golzinho. Não estamos aqui para isso acontecer toda vez. Quero ver o time sair de campo sem sofrer gol. O lance se desenhou uma vez e não corrigimos a marcação. Na segunda vez sofremos o gol.
Em breve, Joel Santana terá outros jogadores a disposição como Diego Tardelli, Kleberson e Gavilán. Mas o treinador avisa que ninguém tem posição cativa no time.
- A equipe está encaixada, mas vai jogar quem está melhor. Quem não está no time espera a oportunidade. A vida é assim. Vai sobrar para alguém, só não vai sobrar para mim. Já que sou eu quem escalo.
O treinador lembrou que o fato de o Flamengo ter um elenco forte não é garantia de sucesso. Por isso, a sua responsabilidade é muito grande.
- Não se encaixa uma equipe da noite para o dia. Estamos com um potencial bom, mas não é só isso no futebol. Não é porque o Flamengo tem os melhores jogadores que tem a melhor equipe. É preciso fazer as peças se encaixarem.
Fonte: Globo Esporte
Ibson elogia postura do time

Melhor jogador em campo na vitória de 5 a 1 sobre o Duque de Caxias, no domingo, no Maracanã, pela terceira rodada da Taça Guanabara, o meia Ibson elogiou a aplicação tática do Flamengo. Autor de dois gols, ele destacou em uma evolução do time em relação aos dois primeiros jogos.
- Não deixamos o Duque de Caxias jogar e conseguimos o resultado. Jogamos melhor do que nas duas primeiras partidas. A cada jogo que passa o time vai ficando melhor.
Ibson não acredita que a boa atuação do Flamengo se deu pela fragilidade do adversário. O Duque de Caxias está em quinto lugar no Grupo A com três pontos.
- Foi uma vitória importante. O Duque de Caxias dificultou bastante o Fluminense (Fez 2 a 0, mas permitiu a virada tricolor por 3 a 2). Entramos com o objetivo de fazer logo o gol. Conseguimos e aí o jogo foi ficando mais fácil.
O meia gostou do comportamento do time em campo, que não diminuiu o ritmo apesar dos 4 a 0 no primeiro tempo.
- Poderíamos ter feito ainda mais gols. Não menosprezamos o adversário em nenhum momento, que conta com uma excelente equipe. Foi uma vitória muito boa e agora é dar seqüência ao trabalho.
Fonte: Globo Esporte
Paizão Joel coloca ordem na casa

A goleada de 5 a 1 sobre o Duque de Caxias neste domingo, no Maracanã, ficou em segundo plano. No vestiário do Flamengo o assunto era a discussão em campo para ver quem cobrava o pênalti que originou o quarto gol. Ibson era o batedor oficial, mas Souza pegou a bola após Juan ser derrubado na área. A partida estava 3 a 0 e o atacante, que ainda não tinha balançado a rede, alegou que queria marcar um gol para entrar na briga pela artilharia do campeonato (Souza tem três gols e Muriqui, do Madureira, é o principal goleador com cinco).
Além disso, Bruno teve o nome gritado pela torcida e foi autorizado pelo técnico Joel Santana a cobrar. Mas o goleiro, que correu o campo inteiro, também não conseguiu convencer Souza a largar a bola e voltou decepcionado. No final, o camisa 9 bateu e fez o gol.
Joel Santana assumiu a culpa pela confusão para evitar polêmica. Mas também deixou claro que o fato não vai se repetir.
- O batedor é o Ibson. Se ele tiver algum problema quem bate é o Léo Moura. Mas o Souza pegou para bater e eu não vi. O erro foi meu. A torcida gritou o nome do Bruno e ele olhou para mim com aquela cara de vontade. Ele fica ali só defendendo e sei que ele bate bem. O jogo estava definido e deixei ele ir. O Bruno foi lá para cobrar, mas eles discutiram para ver quem bateria. O importante é que se entenderam e o problema foi resolvido - disse Joel Santana.
O treinador só não gostou quando perguntaram a Ibson se a confusão era um sinal de falta de liderança no Flamengo.
- É normal dois irmãos brigarem e o pai chegar lá para resolver o problema. Eu sou o paizão. Agora quando falo em paizão não é aquela idéia de quem passa a mão na cabeça de todo mundo. Paizão dá palmada e coloca de castigo. Já conversei com o Souza e já resolvi. No intervalo tive a sensibilidade para conversar com os três para não ficar com rancor. Não pode deixar seqüela. Quando se trabalha em grupo e tem uma situação como essa tem que cortar na raiz. O Ibson entendeu, o Souza entendeu e o próprio Bruno, que não tinha nada com isso, também. E está resolvido. Nos próximos jogos não vai ter esse tipo de polêmica para não me irritar e não me deixar chateado. Vai cobrar quem treina - disse Joel.
Natalino tentou minimizar o problema e disse que não liga se os jogadores discutirem em campo. Para o treinador o mais importante é jogar bem e vencer. Como o Flamengo fez neste domingo.
- Qualquer coisa depois eu chego e resolvo. Quem estiver certo, eu bato palma e quem estiver errado vai passar no corredor. No vestiário falei que o batedor é o Ibson e qualquer outro só vai bater se ele ceder. E ele cedeu.
Ibson explicou o que aconteceu no momento em que Souza pegou a bola para cobrar o pênalti.
- Estava 3 a 0 e o Souza estava confiante. Queria bater, não havia motivo para ele não cobrar. Isso é coisa pequena. O importante é o resultado. O Joel determinou que quem bateria seria eu. Mas em campo nem tudo o que o Joel pede vamos fazer. Temos que respeitá-lo, mas conversamos na hora e não tinha motivo para o Souza não bater.
Questionado se Souza passaria a ser o cobrador oficial do Flamengo já que está lutando pela artilharia e usou este artifício para convencê-lo, Ibson preferiu entregar a bola para Joel Santana.
- O Joel avalia sempre na véspera dos jogos quem tem o melhor aproveitamento para bater. Todos treinam. Eu, o Souza, o Léo Moura... Acho melhor deixar a polêmica de lado. O importante é a vitória.
Fonte: Globo Esporte
Ibson: 'A tendência é melhorar'
Um dos destaques da goleada do Flamengo sobre o Duque de Caxias, por 5 a 1, pela terceira rodada da Taça Guanabara, o volante Ibson, que marcou dois gols, credita a boa atuação da equipe à boa marcação sobre o adversário deste domingo.
- Não deixamos o Duque de Caxias jogar e conseguimos fazer os gols, saindo com a vitória. Neste domingo nós fomos muito melhor do que contra o Boavista e o Cardoso Moreira. A tendência é de que, com o tempo, irmos melhorando mais ainda - finaliza.
Fonte: Globo Esporte
- Não deixamos o Duque de Caxias jogar e conseguimos fazer os gols, saindo com a vitória. Neste domingo nós fomos muito melhor do que contra o Boavista e o Cardoso Moreira. A tendência é de que, com o tempo, irmos melhorando mais ainda - finaliza.
Fonte: Globo Esporte
domingo, 27 de janeiro de 2008
Flamengo goleia com show de Ibson

Com direito a show de Ibson e Léo Moura, o Flamengo não teve problemas para vencer o Duque de Caxias por 5 a 1, neste domingo, no Maracanã. O resultado deixa o time na liderança do Grupo A do Carioca com nove pontos e 100% de aproveitamento. O Duque de Caxias segue com três pontos. Os gols do Rubro-negro foram marcados por Marcinho, Ibson (2), Léo Moura e Souza. Eduardo descontou.
A partida foi marcada por um momento curioso. Juan sofreu pênalti e a torcida gritou o nome do goleiro Bruno. O camisa 1 correu para bater, mas o atacante Souza pegou a bola e disse que seria ele o cobrador. Ibson, o batedor oficial, ainda tentou conversar. Mas Bruno voltou decepcionado para o gol e Souza fez o gol.
Ataque contra defesa
O Flamengo decidiu a partida no primeiro tempo. Desde os primeiros minutos, o time foi para o ataque e sufocou o Duque de Caxias. Aos cinco minutos, Souza perdeu a primeira oportunidade. Após receber livre na área, o atacante chutou em cima do zagueiro. O goleiro Fernando estava vendido no lance.
Apesar da pressão, o primeiro gol só saiu aos 20 minutos. Toró foi à linha de fundo e cruzou para Marcinho. Ele se enrolou com o zagueiro, mas a bola sobrou limpa e o atacante chutou para fazer o gol: Flamengo 1 a 0. Foi o primeiro gol do ex-jogador do Atlético-MG com a camisa rubro-negra.
Com Madson muito aberto pelo lado esquerdo e Viola posicionado entre os zagueiros, o Duque de Caxias não conseguia criar jogadas de ataque. Mesmo com a vantagem, o Flamengo continuou no ataque. O segundo gol veio após uma confusão na área. A bola sobrou para Íbson, que chutou cruzado sem chance para o goleiro Fernando.
Sem deixar o adversário respirar, o Flamengo chegou ao terceiro gol. Falta perto da área. Jônatas mandou a bomba. Fernando soltou na área e Léo Moura aproveitou para completar para o gol.
Souza não deixa Bruno cobrar pênalti
A primeira defesa de Bruno só aconteceu aos 39 minutos. Madson cobrou falta da entrada da área no ângulo esquerdo. Mas o goleiro rubro-negro pegou com tranqüilidade. Pouco depois um momento curioso. Juan foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. A torcida, no mesmo momento, começou a gritar o nome do goleiro Bruno. No sábado, no jogo entre Vasco e Mesquita, o goleiro Tiago marcou um dos gols da vitória vascaína. O camisa 1 olhou para o banco de reservas e recebeu a autorização do técnico Joel Santana. Bruno correu o gramado inteiro com os torcedores gritando o seu nome. Mas ao chegar para bater, encontrou Souza segurando a bola e conversando com Ibson. O atacante, que ainda não tinha balançado a rede, queria cobrar de qualquer maneira. E não aceitou entregar a bola para Bruno, que voltou decepcionado. Superado o "problema", Souza cobrou o pênalti e fez o quarto gol rubro-negro.
O primeiro tempo ainda teria mais um lance curioso. O zagueiro Daniel fez falta em Marcinho. O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães deu cartão vermelho e expulsou o jogador do Duque de Caxias. Mas avisado de que Daniel ainda não tinha cartão amarelo, voltou e mostrou apenas o amarelo.
Só um gol rubro-negro no segundo tempo
O segundo tempo começou sem o Flamengo diminuir o ritmo. O quinto gol saiu logo aos quatro minutos. Linda tabela entre Léo Moura e Ibson na área e o meia completou para o gol. O sexto quase saiu pouco depois quando Marcinho recebeu livre de Léo Moura e chutou em cima de Fernando na saída do goleiro.
O Flamengo poderia ter feito mais. Mas perdeu muitas chances. Primeiro com Souza, depois com Ibson. Maxi entrou livre na área, mas errou no passe. Até Obina teve uma oportunidade. Como castigo, no final o Duque de Caxias diminuiu com Eduardo. O lateral entrou na área e chutou cruzado para fazer o gol de honra.
Aos 40 minutos do segundo tempo, falta na entrada da área. A torcida novamente gritou o nome de Bruno. O goleiro correu para bater. Mas a cobrança foi para fora, por cima do travessão. Mas serviu para animar ainda mais a festa rubro-negra.
Fonte: Globo Esporte
Fla busca 'gordura' contra o Caxias

A estréia passou, o segundo jogo também. E o Flamengo continua ileso no Campeonato Carioca. Com 100% de aproveitamento e na liderança do Grupo A, a equipe enfrenta o Duque de Caxias neste domingo, às 18h10m, no Maracanã.
A arrancada positiva estava nos planos da comissão técnica. Afinal, o objetivo é chegar à última rodada da Taça Guanabara, contra o Fluminense, com a classificação às semifinais garantida. E conseguir "gordurinha" em forma de vitória, neste momento, é essencial.
- O Joel conversou com a gente sobre isso, mas temos de vencer jogo a jogo. Não adianta pensar lá na frente sem vencer este jogo de domingo - diz o lateral-esquerdo Juan.
O Duque de Caxias estreou massacrando o América. Na rodada seguinte, abriu 2 a 0 no Fluminense, mas permitiu a virada. Depois de derrotar Boavista e Cardoso Moreira sem muita dificuldade, a expectativa é por uma partida mais complicada.
- Pelo o que eles fizeram nas primeiras rodadas, acho que será o nosso adversário mais difícil até o momento - afirma o volante Ibson.
O camisa 7, por sinal, não fez bons jogos no início deste Carioca. Mas ele conversou com o técnico Joel Santana e ouviu incentivos. Por outro lado, o atacante Souza iniciou o ano com média de um gol por jogo. Mas como nem tudo é perfeito, ele também recebeu dois cartões amarelos.
Sem poder contar com Kléberson, que ainda cumpre suspensão, Gavilán, Diego Tardelli e Renato Augusto, o técnico Joel vai manter o time da rodada anterior, com Jônatas e Marcinho no meio-campo.
Em quarto lugar na chave A, com três pontos, o Duque de Caxias tem como principal destaque o tetracampeão Viola. Mas o artilheiro da equipe é Edivaldo, com três gols. A equipe da Baixada Fluminense, que até então jamais havia jogado no Maracanã, vive uma situação inusitada e joga no estádio pela segunda vez em menos de quatro dias.
Fonte: Globo Esporte
Joel quer Fla esperto com Viola
Quando treinava Viola no Vasco, em 2001, Joel Santana acostumou-se aos gritos de "gol a toda hora, é do Viola". Neste domingo, ele reencontra o atacante na partida entre Flamengo e Duque de Caxias. Apesar dos anos que se passaram, o treinador mantém intacto o respeito pelo centroavante do time da Baixada Fluminense. E faz um alerta aos comandados.
- Ele é um jogador experiente, campeão mundial. Temos de ter muito cuidado porque é aquele tipo de cara que "bota para dentro". Idade não quer dizer nada - diz Joel.
Na última quarta-feira, no jogo contra o Fluminense, Viola marcou um gol de voleio e incomodou a defesa tricolor. Se não bastasse o tetracampeão do mundo, o Caxias tem o melhor ataque da competição, com sete gols marcados em dois jogos.
- Será um jogo bastante complicado. Talvez o mais complicado até agora - prevê o técnico rubro-negro.
Jogo-treino
Na tarde desta sexta-feira, os reservas do Flamengo derrotaram os Castelo Branco, na Gávea, por 4 a 3. O grande destaque foi Leo Medeiros, autor de três gols. Paulo Sergio fez o outro do Fla.
Fonte: Globo Esporte
- Ele é um jogador experiente, campeão mundial. Temos de ter muito cuidado porque é aquele tipo de cara que "bota para dentro". Idade não quer dizer nada - diz Joel.
Na última quarta-feira, no jogo contra o Fluminense, Viola marcou um gol de voleio e incomodou a defesa tricolor. Se não bastasse o tetracampeão do mundo, o Caxias tem o melhor ataque da competição, com sete gols marcados em dois jogos.
- Será um jogo bastante complicado. Talvez o mais complicado até agora - prevê o técnico rubro-negro.
Jogo-treino
Na tarde desta sexta-feira, os reservas do Flamengo derrotaram os Castelo Branco, na Gávea, por 4 a 3. O grande destaque foi Leo Medeiros, autor de três gols. Paulo Sergio fez o outro do Fla.
Fonte: Globo Esporte
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Joel espera abrir vantagem sobre o Flu
O confronto mais aguardado do Grupo A do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Fluminense, dia 10 de fevereiro, não está tão próximo, mas já é assunto na Gávea. As duas equipes, apontadas como favoritas para o título, já brigam para ver quem fica na liderança. A goleada sobre o Cardoso Moreira por 4 a 1 deu a vantagem no saldo de gols que o Rubro-negro precisava para pular na frente. Agora, o técnico Joel Santana sonha em abrir vantagem na tabela para chegar ao Fla x Flu com mais tranqüilidade, até porque três dias depois (13 de fevereiro), o time faz sua estréia na Libertadores contra o Coronel Bolognesi, em Tacna, no Peru.
- Pensamos em chegar na partida contra eles já com alguma vantagem na pontuação, mas sabemos que isso será difícil. Até lá temos alguns jogos e muita coisa pode acontecer. Algumas equipes menores estão bem, vamos deixar a coisa se definir melhor - afirma.
O lateral-direito Leo Moura lembrou que o fato de o Tricolor estar sempre fazendo as suas partidas um dia antes do Fla (e vencendo), aumenta a responsabilidade dos jogadores rubro-negros.
- Mesmo não sendo confronto direto, estamos disputando. O Fluminense está sempre jogando na nossa frente e deixando a responsabilidade com a gente - diz.
Fonte: Globo Esporte
- Pensamos em chegar na partida contra eles já com alguma vantagem na pontuação, mas sabemos que isso será difícil. Até lá temos alguns jogos e muita coisa pode acontecer. Algumas equipes menores estão bem, vamos deixar a coisa se definir melhor - afirma.
O lateral-direito Leo Moura lembrou que o fato de o Tricolor estar sempre fazendo as suas partidas um dia antes do Fla (e vencendo), aumenta a responsabilidade dos jogadores rubro-negros.
- Mesmo não sendo confronto direto, estamos disputando. O Fluminense está sempre jogando na nossa frente e deixando a responsabilidade com a gente - diz.
Fonte: Globo Esporte
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
Fla goleia o Cardoso Moreira e vira líder

Sem dar sustos na torcida, o Flamengo não teve problemas para vencer o Cardoso Moreira por 4 a 1, nesta quinta-feira, no Maracanã. O resultado deixa o Fla na liderança do Grupo A do Carioca com seis pontos. O Cardoso, que perdeu duas, continua sem pontuar. Os gols do Rubro-negro foram marcados por Ibson, Souza, Juan e Leo Moura. Vagner Carioca, após passe de Rodrigo, filho de Júnior, descontou.
Na próxima rodada, Domingo, 27 de janeiro, os rubro negros terão pela frente o Duque de Caxias, às 18h10m, no Maracanã. Já o Cardoso, às 16h, recebe o Boavista no estádio Antônio Ferreira de Medeiros.
Ataque contra defesa
Desde o apito inicial, o Flamengo impôs seu jogo e se lançou ao ataque. Envolvente, o time criou uma chance logo aos nove minutos. Marcinho cruzou para Souza na segunda trave, o atacante desviou de cabeça e Macula fez boa defesa. A pressão rubro-negra deu resultado aos 21 minutos. Em impedimento, Juan recebeu dentro da área e foi empurrado. Na cobrança de pênalti, Ibson bateu com categoria e abriu o placar: 1 a 0.
Na comemoração, os jogadores homenagearam o companheiro Renato Augusto, que, operado, irá ficar fora do time de seis a sete semanas.
Após a expulsão de Ernandes, que fez falta duríssima em Leo Moura, os donos da casa encurralaram ainda mais o Cardoso. Aos 37, Toró arriscou de fora da área, a bola bateu no travessão e entrou. O árbitro não viu e mandou o lance seguir. Sem participar da partida, o goleiro Bruno viu o time ampliar ainda na primeira etapa. Aos 45 minutos, Souza arrancou, se livrou do zagueiro Paulo Roberto e chutou cruzado dentro da área, 2 a 0. Superioridade total dos rubro-negros em campo.
Filho de Júnior entra e anima o Cardoso
Na volta do vestiário, o técnico Charles Guerreiro lançou Rodrigo, filho de Júnior, na equipe. A mudança parece ter animado o Cardoso Moreira. Aos nove minutos, Rodrigo tocou para Vagner Carioca, que girou na entrada da área e chutou no canto direito de Bruno: 2 a 1. Refeito do susto, o Fla voltou ao ataque. Aos 14 minutos, Ibson recebeu de frente para o goleiro Macula mas falhou na hora de botar a bola para o fundo da rede.
Mais ofensivo após a entrada de Obina, o Fla pressionou e conseguiu ampliar. Aos 22, o baiano deu um grande passe para Juan, que, mesmo sem ângulo, chutou com força e fez um belo gol, 3 a 1. Sem se esforçar muito, o Flamengo ainda ampliou aos 36. Juan deu ótimo passe para Leo Moura, que driblou o zagueiro Paulo Roberto e chutou cruzado, 4 a 1.
Fonte: Globo Esporte
Obina não lamenta passar em branco
O atacante Obina continua sendo o xodó da torcida rubro-negra, mas também segue no banco de reservas. O técnico Joel Santana, no entanto, sempre dá uma chance ao jogador após os intervalos das partidas. Nesta quinta-feira, na goleada do Flamengo sobre o Cardoso Moreira, no Maracanã, o fato se repetiu. Obina não fez gol, mas nem por isso chegou a se lamentar.
- Fico feliz de ter podido ajudar o Flamengo. Não fiz gol, mas o importante é que o time vença seus adversários como aconteceu hoje (quinta).
O lateral Leo Moura, autor do último gol da vitória por 4 a 1, saiu de campo alegre por ser, mais uma vez, aplaudido pela torcida rubro-negra.
- Estou contente com a atuação do time e a minha também. Vou continuar me esforçando para continuar recebendo elogios de todos.
Fonte: Globo Esporte
- Fico feliz de ter podido ajudar o Flamengo. Não fiz gol, mas o importante é que o time vença seus adversários como aconteceu hoje (quinta).
O lateral Leo Moura, autor do último gol da vitória por 4 a 1, saiu de campo alegre por ser, mais uma vez, aplaudido pela torcida rubro-negra.
- Estou contente com a atuação do time e a minha também. Vou continuar me esforçando para continuar recebendo elogios de todos.
Fonte: Globo Esporte
Jônatas ainda não está 100%
O Flamengo passeou em campo e goleou o Cardoso Moreira por 4 a 1, na noite desta quinta-feira, no Maracanã, pela segunda rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Para o volante Jônatas, que fez sua estréia pelo time após seu retorno do Espanyol, o time foi bem, assim como ele. Mas, o jogador faz uma ressalva e lembra que ainda não está 100%.
- O time foi bem. E eu, na medida do possível, também tive uma boa atuação. Mas ainda não estou 100%. Agora é dar seqüência ao trabalho e pensar nas próximas partidas.
O zagueiro e capitão rubro-negro, Fábio Luciano, concorda com o companheiro, mas que antes de qualquer coisa é bom vencer, mesmo sem uma atuação nota 10.
- Importante vencer os jogos, estamos em um início de trabalho. Erramos um pouco, mas com o tempo vamos adquirir a melhor forma.
Fonte: Globo Esporte
- O time foi bem. E eu, na medida do possível, também tive uma boa atuação. Mas ainda não estou 100%. Agora é dar seqüência ao trabalho e pensar nas próximas partidas.
O zagueiro e capitão rubro-negro, Fábio Luciano, concorda com o companheiro, mas que antes de qualquer coisa é bom vencer, mesmo sem uma atuação nota 10.
- Importante vencer os jogos, estamos em um início de trabalho. Erramos um pouco, mas com o tempo vamos adquirir a melhor forma.
Fonte: Globo Esporte
São Paulo libera documentos de Tardelli
O atacante Diego Tardelli está liberado para jogar pelo Flamengo, segundo informa a assessoria de imprensa do clube. Na tarde desta quinta-feira, o São Paulo encaminhou a documentação do jogador para a Federação Paulista de Futebol, mas seu nome ainda não consta no Bira (Boletim Informativo de Registro de Atletas) da Federação de Futebol do Rio, o que deve acontecer até esta sexta-feira.
Isso não chega a ser um problema, pois o técnico Joel Santana adiantou que Diego ainda precisa passar por algumas sessões mais duras de treinos para mostrar que está bem para estrear com a camisa rubro-negra. O jogador sofreu uma lesão no tornozelo direito e só se recuperou há pouco tempo.
Fonte: Globo Esporte
Isso não chega a ser um problema, pois o técnico Joel Santana adiantou que Diego ainda precisa passar por algumas sessões mais duras de treinos para mostrar que está bem para estrear com a camisa rubro-negra. O jogador sofreu uma lesão no tornozelo direito e só se recuperou há pouco tempo.
Fonte: Globo Esporte
Na volta de Jônatas, Fla encara o Cardoso

A partida entre Flamengo e Cardoso Moreira, nesta quinta-feira, às 19h30m, no Maracanã, terá muitas atrações, principalmente para os torcedores rubro-negros. Uma delas será a reestréia do volante Jônatas, e as outras estão no lado rival. O técnico do Cardoso é Charles Guerreiro, que jogou no Fla na década de 90, e, além dele, Rodrigo, filho do ídolo Júnior, deverá estar em campo. A equipe da Gávea, com três pontos no Carioca, busca outra vitória para se manter 100%, e o time do norte-fluminense busca a reabilitação após a derrota para o Flu na estréia.
Jônatas faz a reestréia
O técnico Joel Santana não faz mistério para escalar sua equipe. A única dúvida do treinador é se vai contar com o goleiro Bruno, que ainda não teve a documentação regularizada. Ele confirmou a entrada de Jônatas (que, avesso às entrevistas, nem foi apresentado oficialmente) na vaga de Cristian e a de Marcinho na de Renato Augusto, que ficará de seis a sete semanas inativo. Sempre com sua forma inconfundível de se expressar, Joel lembrou que será preciso ter paciência com a equipe, que ainda está recuperando a melhor forma de atuar.
- Não acredito que o time vai ter uma melhora acentuada, só lá pela quarta ou quinta rodada, com o decorrer dos jogos. Início de temporada é assim. É com se fosse um sapato: no primeiro dia que você coloca incomoda, mas depois vai amaciando - compara.
O comandante rubro-negro prevê que, assim como a maioria dos times de menor investimento, o Cardoso jogará fechadinho contra o Fla. Ele diz que a melhor forma de furar o bloqueio adversário é jogar pelos lados do campo.
- Eles vão jogar fechados, jogando no nosso erro, provavelmente com três zagueiros e três volantes. O que não podemos fazer é forçar o jogo pelo meio, como fizemos na estréia. Temos que ser rápidos e objetivos - afirma.
Aposta nos rubro-negros
A tabela foi ingrata para o Cardoso Moreira. Depois de ser derrotado pelo Flu na estréia, o time confia que a zebra apareça no Maraca. Para isso, conta com a presença de dois personagens que conhecem muito bem o Rubro-Negro: o treinador Charles Guerreiro e o meia Rodrigo Gama. Campeão carioca em 91 e Brasileiro em 92 pelo time da Gávea, Charles não esconde a emoção de voltar ao palco onde foi batizado com o apelido que virou marca.
- Vivi muitos momentos inesquecíveis no estádio com a camisa do Flamengo. Vai ser importante reencontrar a torcida que fui ídolo. Eles me colocaram o apelido de Guerreiro. Mas agora busco o melhor pelo Cardoso Moreira, espero que eles entendam isso - diz o ex-lateral-direito e volante, que vestiu a camisa do Fla pela última vez na decisão do Carioca de 1995.
Com Rodrigo, a ligação com o Fla é ainda mais estreita, está no sangue. Filho de Júnior, um dos maiores ídolos do clube, ele não teve muita sorte nas categorias de base do clube e pode fazer sua estréia como profissional no Maracanã justamente contra o time de coração.
- Já joguei contra o Flamengo na base, pelo Fluminense, CFZ, Madureira... Sempre me perguntam sobre como vai ser, mas preciso estar tranqüilo. Estou batalhando pelo meu espaço. Sempre fui torcedor de ir para a arquibancada, conheço todos os gritos, e dentro de campo vou tentar pensar que esses cantos são para me incentivar. Espero que a torcida também entenda o meu pai. Neste momento não é torcer contra o Fla, mas a favor do filho - pede Rodrigo, que recebeu da diretoria cardosense a promessa de regularização da documentação a tempo de ser escalado.
Para surpreender o favorito Flamengo, o filho de Júnior dá a dica.
- Não adianta só defender como contra o Fluminense. Água mole em pedra dura uma hora fura. Temos que entrar mais ligados para encaixar um contra-ataque decisivo.
Fonte: Globo Esporte
Capitão se inclui na luta por vaga

A diretoria do Flamengo contratou um reforço de peso para a zaga, o jogador Rodrigo, que, teoricamente, fará dupla com Fábio Luciano. Ronaldo Angelim, titular em 2007, ficaria como opção, no banco de reservas. Mas, quem pensa que o capitão rubro-negro se sente absoluto entre os titulares, se enganou. O jogador lembra que o elenco do Fla tem bons jogadores para a posição, e que o técnico Joel Santana sempre coloca em campo os mais preparados no momento.
- A briga é minha também, temos vários zagueiros no elenco, não somos só eu, o Angelim, e o Rodrigo não. Ninguém vai se acomodar, ninguém tem lugar garantido. Pela honestidade que tem com o grupo, o Joel vai sempre colocar aquele que estiver melhor no momento - diz.
Logo na primeira rodada do Carioca, Fábio Luciano provou sua utilidade para o time. Além de liderar os jogadores em campo, ele fez o gol da vitória por 2 a 0 sobre o Boavista, no Maracanã. O feito deixou o atleta animado para balançar a rede mais vezes.
- O importante é manter a seriedade e estar preparado. Quando aparecer outra oportunidade é colocar para dentro - afirma.
Após o treino recreativo de quarta-feira, os jogadores treinaram exaustivamente bolas paradas levantadas na área.
Fonte: Globo Esporte
Marcinho: 'Jogar no Fla é o sonho de todos'
A primeira impressão do torcedor do Flamengo com o meia Marcinho foi das melhores. O jogador entrou na partida contra o Boavista, mostrou muita vontade e ainda deu o passe para o gol de Souza. A impressão que o atleta tem com o clube e com a torcida não fica atrás. Quarta-feira, ele disse que realiza um sonho ao ter a oportunidade de vestir a camisa rubro-negra.
- Todo jogador brasileiro tem o sonho de jogar na seleção e no Flamengo. Não tem quem não queira estar ao lado dessa torcida maravilhosa - afirma.
Marcinho terá a oportunidade de ser titular na partida contra o Cardoso Moreira, quinta, no Maracanã. Ele, que é apoiador de origem, jogará no ataque na vaga de Renato Augusto, que ficará fora do time de seis a sete semanas.
- Graças a Deus apareceu esta oportunidade, espero agora fazer um bom papel para permanecer. Não esperava a chance tão rápido, mas já que chegou tenho que agarrar. Independente da posição, no meio ou no ataque, quero é jogar. Para mim não tem mistério nenhum, é só entrar com vontade. O mais importante é o time vencer - diz.
Fonte: Globo Esporte
- Todo jogador brasileiro tem o sonho de jogar na seleção e no Flamengo. Não tem quem não queira estar ao lado dessa torcida maravilhosa - afirma.
Marcinho terá a oportunidade de ser titular na partida contra o Cardoso Moreira, quinta, no Maracanã. Ele, que é apoiador de origem, jogará no ataque na vaga de Renato Augusto, que ficará fora do time de seis a sete semanas.
- Graças a Deus apareceu esta oportunidade, espero agora fazer um bom papel para permanecer. Não esperava a chance tão rápido, mas já que chegou tenho que agarrar. Independente da posição, no meio ou no ataque, quero é jogar. Para mim não tem mistério nenhum, é só entrar com vontade. O mais importante é o time vencer - diz.
Fonte: Globo Esporte
Bruno será regularizado nesta quinta
O diretoria do Flamengo informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que adquiriu 75% dos direitos econômicos referentes aos direitos federativos do goleiro Bruno e que já pagou desde a semana passada a primeira parcela no valor € 700 mil e aguarda que o Atlético-MG receba dos investidores a indicação para autorizar a transferência do jogador.
Nesta quarta, o Flamengo foi comunicado pelo advogado do Atlético, Luis Fernando, que 15% dos 25% restantes continuam pertencendo ao clube mineiro e que, para autorizar a transferência de Bruno precisa receber um documento dos investidores que reconheça seu direito.
Para tranqüilizar a diretoria do Fla, os investidores afirmam que até esta quinta a transferência será efetuada. Portanto, Bruno deverá estar liberado para enfrentar o Cardoso Moreira, à noite, no Maracanã
Fonte: Globo Esporte
Nesta quarta, o Flamengo foi comunicado pelo advogado do Atlético, Luis Fernando, que 15% dos 25% restantes continuam pertencendo ao clube mineiro e que, para autorizar a transferência de Bruno precisa receber um documento dos investidores que reconheça seu direito.
Para tranqüilizar a diretoria do Fla, os investidores afirmam que até esta quinta a transferência será efetuada. Portanto, Bruno deverá estar liberado para enfrentar o Cardoso Moreira, à noite, no Maracanã
Fonte: Globo Esporte
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Léo Moura quer atenção com o Cardoso
A dificuldade que o Fluminense teve para superar o Cardoso Moreira, na estréia do Campeonato Carioca, serviu como exemplo para o Flamengo, que terá pela frente o mesmo adversário, quinta-feira no Maracanã.
O lateral-direito Leo Moura avisa que o time não poderá subestimar o Cardoso se quiser se manter 100% no Estadual.
- Foi bom começar com uma vitória sobre o Boavista. Temos que ter muita atenção com os times considerados pequenos, porque são jogos complicados. Eles se prepararam muito bem para o campeonato. O Cardoso Moreira complicou contra o Fluminense. Temos que ter inteligência, sem desesperar para construir o resultado - afirma.
Leo Moura é um dos jogadores mais experientes do elenco rubro-negro, e exerce o papel de líder dentro de campo.
- Eu, junto com os mais experientes, tenho que estar orientando sempre. Com a base que a gente conseguiu manter do ano passado, já ganhamos muito - diz.
Fonte: Globo Esporte
O lateral-direito Leo Moura avisa que o time não poderá subestimar o Cardoso se quiser se manter 100% no Estadual.
- Foi bom começar com uma vitória sobre o Boavista. Temos que ter muita atenção com os times considerados pequenos, porque são jogos complicados. Eles se prepararam muito bem para o campeonato. O Cardoso Moreira complicou contra o Fluminense. Temos que ter inteligência, sem desesperar para construir o resultado - afirma.
Leo Moura é um dos jogadores mais experientes do elenco rubro-negro, e exerce o papel de líder dentro de campo.
- Eu, junto com os mais experientes, tenho que estar orientando sempre. Com a base que a gente conseguiu manter do ano passado, já ganhamos muito - diz.
Fonte: Globo Esporte
Zico aprova aposentadoria temporária da 10

O eterno camisa 10 do Flamengo, Zico considerou boa a idéia da diretoria rubro-negra de não usar a camisa 10 enquanto o jovem Renato Augusto não retornar aos campos, depois de sofrer afundamento de malar na partida contra o Boavista. Embora jamais tenha recebido este tipo de homenagem, o Galinho de Quintino diz em entrevista ao jornal "Lance!" que a mensagem é positiva.
- Qualquer homenagem tem que ter uma razão. Se for de coração, é sempre bem-vinda - diz o técnico do Fenerbahçe, da Turquia.
Zico ainda aproveitou para desejar uma rápida recuperação para Renato Augusto e aconselhá-lo a não ficar temeroso quando voltar a jogar.
- Foi um lance involuntário. Uma disputa de bola normal. Até porque foi com a cabeça e não com o cotovelo que o zagueiro (Hélton) o acertou. O importante é ele entender que isso só vai acontecer com quem estiver em campo. Ele é jovem, vai se recuperar bem para voltar no tempo necessário. Mas não pode se preocupar com esse tipo de lance, que é do jogo - afirma Zico, lembrando que no seu início de carreira fraturou o nariz num lance semelhante.
Fonte: Globo Esporte
Situação de Bruno quase resolvida
Os torcedores do Flamengo devem estar com uma pulga atrás da orelha quanto à situação de Bruno. O jogador ainda não pôde estrear pelo clube na temporada por causa de problemas burocráticos, mas isso deve acontecer nesta quinta, contra o Cardoso Moreira, ou no mais tardar, no fim de semana, contra o Duque de Caxias. O fato é que circulou pela imprensa a notícia de um suposto interesse do Milan pelo goleiro.
Nesta terça, o advogado Michel Assef Filho, vice presidente interino do futebol rubro-negro (Kléber Leite está de férias), mostrou muita tranqüilidade ao comentar o assunto.
- Está tudo assinado tanto com o Bruno quanto com os investidores. Na semana passada, pagamos os 700 mil euros da primeira parcela. Hoje (terça), os investidores localizaram o pagamento na conta deles. Para o Bruno sair, o Milan teria que pagar uma multa rescisória ao Flamengo – explica Michel, que não soube divulgar com exatidão o valor da multa.
Segundo a diretoria, o Atlético-MG, que ainda detém os direitos federativos de Bruno, deverá enviar nesta quarta a documentação do atleta para que ele possa ser registrado como jogador do Flamengo no Boletim Informativo Diário da CBF e finalmente estrear na temporada.
Fonte: Globo Esporte
Nesta terça, o advogado Michel Assef Filho, vice presidente interino do futebol rubro-negro (Kléber Leite está de férias), mostrou muita tranqüilidade ao comentar o assunto.
- Está tudo assinado tanto com o Bruno quanto com os investidores. Na semana passada, pagamos os 700 mil euros da primeira parcela. Hoje (terça), os investidores localizaram o pagamento na conta deles. Para o Bruno sair, o Milan teria que pagar uma multa rescisória ao Flamengo – explica Michel, que não soube divulgar com exatidão o valor da multa.
Segundo a diretoria, o Atlético-MG, que ainda detém os direitos federativos de Bruno, deverá enviar nesta quarta a documentação do atleta para que ele possa ser registrado como jogador do Flamengo no Boletim Informativo Diário da CBF e finalmente estrear na temporada.
Fonte: Globo Esporte
Regularização de Jônatas confirmada

A inscrição do volante Jônatas como jogador do Flamengo foi confirmada na tarde desta terça-feira, após o nome do atleta ter aparecido no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF. O clube já havia enviado a documentação, mas a confirmação oficial ainda não havia sido feita. Além dele, Leo Medeiros também está regularizado.
A ausência mais significativa é do goleiro Bruno. O Atlético-MG deverá enviar nesta quarta a documentação do atleta. Sobre o atacante Diego Tardelli, a expectativa do Fla é ter a documentação liberada até quinta.
No último coletivo realizado na Gávea, Joel Santana escalou Jônatas no lugar de Cristian. Desta forma, o time titular contra o Cardoso Moreira deve ser: Diego; Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Ibson e Toró; Marcinho e Souza.
Fonte: Globo Esporte
Renato Augusto agradece carinho recebido
Perto de receber alta após a cirurgia de reconstituição dos ossos da face fraturado, o meia Renato Augusto agradeceu o carinho que tem recebido dos torcedores e dos companheiros do Flamengo. O jogador afirmou que as mensagens de incentivo lhe dão mais força para iniciar o processo de recuperação da operação e voltar a jogar.
- Agradeço muito as manifestações de carinho que recebi dos torcedores, da diretoria, do pessoal da imprensa e dos meus amigos do Flamengo. Alguns jogadores e membros da comissão técnica telefonaram para me passar uma palavra de apoio. São essas atitudes que me dão força para superar este momento difícil. A cirurgia foi bem sucedida e agora só penso em descansar e iniciar a reabilitação para voltar a jogar o mais rápido possível - diz por intermédio de sua assessoria de imprensa.
Renato Augusto disse ter ficado honrado com a iniciativa da diretoria rubro-negra e não permitir que outro jogador use a camisa 10 até que ele se recupere.
- Fiquei surpreso, mas muito honrado com a iniciativa da diretoria de que a camisa 10 não seja usada enquanto eu me recupero. Não tenho nem palavras para agradecer essa atitude. Continuem rezando por mim e em breve estarei de volta - avisa.
Fonte: Globo Esporte
- Agradeço muito as manifestações de carinho que recebi dos torcedores, da diretoria, do pessoal da imprensa e dos meus amigos do Flamengo. Alguns jogadores e membros da comissão técnica telefonaram para me passar uma palavra de apoio. São essas atitudes que me dão força para superar este momento difícil. A cirurgia foi bem sucedida e agora só penso em descansar e iniciar a reabilitação para voltar a jogar o mais rápido possível - diz por intermédio de sua assessoria de imprensa.
Renato Augusto disse ter ficado honrado com a iniciativa da diretoria rubro-negra e não permitir que outro jogador use a camisa 10 até que ele se recupere.
- Fiquei surpreso, mas muito honrado com a iniciativa da diretoria de que a camisa 10 não seja usada enquanto eu me recupero. Não tenho nem palavras para agradecer essa atitude. Continuem rezando por mim e em breve estarei de volta - avisa.
Fonte: Globo Esporte
Leo Moura: 'Com Jônatas, bola sai redonda'

O Flamengo deverá ter novidades no time em relação aos 11 que iniciaram a partida contra o Boavista, na estréia do Campeonato Carioca, no último domingo. O volante Jônatas treinou como titular nesta terça-feira na vaga de Cristian e tem grandes chances de encarar o Cardoso Moreira, quinta-feira, no Maracanã. Além dele, outra novidade por ser a entrada de Marcinho no lugar de Renato Augusto, que ficará inativo cerca de dois meses após cirurgia na face.
O lateral-direito Leo Moura aprova a entrada de Jônatas na equipe. Ele elogia a qualidade técnica do companheiro, e diz que, ao lado do volante, a "bola sai redonda".
- O Jônatas tem um bom passe longo, assim como o Cristian, e sabe chegar muito bem na frente. A bola sai redonda, já jogamos juntos e sei da qualidade dele. Mas temos que ter cuidado para não ficarmos muito expostos. De acordo com a seqüência dos jogos vamos melhorando, estamos trabalhando firme para isso - diz.
Leo Moura analisou a possível escolha de Marcinho para o lugar de Renato Augusto. O lateral considera que os dois, apesar de serem grandes jogadores, têm característica diferentes.
- Os dois têm características diferentes, o Renato é um jogador mais de força, conduz bem a bola. O Marcinho é um jogador que carrega mais e abre espaços na defesa adversária. Todos ficamos muito tristes com o problema do Renato Augusto, e torcemos para que se recupere logo - afirma.
Fonte: Globo Esporte
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
FORÇA RENATO AUGUSTO!
Joel escala Marcinho e Jônatas em coletivo

O técnico Joel Santana comandou um coletivo na manhã desta terça-feira, na Gávea. As novidades na atividade foram a presença do meia Marcinho no lugar de Renato Augusto, que ficará fora do time do Flamengo cerca de 60 dias por causa de uma operação na face, e Jônatas no lugar de Cristian.
A expectativa inicial era que o volante, já com a documentação pronta para ser regularizado, entrasse na vaga de Jaílton. O time que iniciou a atividade teve: Diego; Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Ibson e Toró; Marcinho e Souza. O zagueiro Rodrigo e o atacante Diego Tardelli, que ainda não estão em boas condições físicas, treinaram entre os reservas. A ausência no treino foi o volante Gavilán.
O jogador foi para Assunção, no Paraguai, tirar o visto de trabalho para ser regularizado. Ele conseguiu o visto, mas não a passagem para voltar ao Rio de Janeiro em tempo de treinar. A chegada do atleta está prevista para esta quarta-feira.
O Flamengo enfrenta o Cardoso Moreira, nesta quinta-feira, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Carioca.
Fonte: Globo Esporte
Camisa 10 reservada para Renato Augusto
A operação, que reconstituiu os ossos fraturados da face, foi bem sucedida e Renato Augusto inicia a recuperação com a certeza de que não perdeu seu lugar no time do Flamengo.
O jogador vai ficar fora durante dois meses e, neste período, a camisa 10 vai permanecer sem dono. A idéia da diretoria é amenizar a ausência da revelação e, por isso, vai deixar o número, que já foi de Zico, longe dos gramados.
- Já passei a idéia ao Isaías Tinoco (supervisor), que aprovou. Ele só conversará com o Joel. Já contra o Cardoso Moreira, a camisa 10 não irá a campo - anuncia o vice de futebol Kléber Leite ao jornal 'O Globo'.
Fonte: Globo Esporte
O jogador vai ficar fora durante dois meses e, neste período, a camisa 10 vai permanecer sem dono. A idéia da diretoria é amenizar a ausência da revelação e, por isso, vai deixar o número, que já foi de Zico, longe dos gramados.
- Já passei a idéia ao Isaías Tinoco (supervisor), que aprovou. Ele só conversará com o Joel. Já contra o Cardoso Moreira, a camisa 10 não irá a campo - anuncia o vice de futebol Kléber Leite ao jornal 'O Globo'.
Fonte: Globo Esporte
Capitão: Vitórias para homenagear Renato
O drama de Renato Augusto mereceu demonstrações de solidariedade dentro e fora do Flamengo. Enquanto no site de relacionamentos "orkut", os torcedores criaram tópicos para incentivar o apoiador, dentro do grupo rubro-negro, o capitão Fábio Luciano acha que as vitórias são a melhor forma de homenageá-lo.
No jogo contra o Boavista, no último domingo, o apoiador teve fraturas e afundamento na face após um choque involuntário com Hélton. Ele foi submetido a uma cirurgia na segunda-feira e teve de colocar três placas de titânio e 11 parafusos no rosto.
- A melhor homenagem que podemos fazer a ele é seguimos vencendo, para que o time esteja bem quando o Renato voltar. Estamos juntos para o que der e vier. Só nos resta rezar para que tenha boa recuperação - diz Fábio Luciano.
A princípio, Renato Augusto deve voltar aos campos entre seis e sete semanas. Ele continua internado no Hospital Pasteur, na zona norte do Rio, e deve ter alta na quarta-feira. Nesta terça, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, vai visitá-lo no quarto.
Fonte: Globo Esporte
No jogo contra o Boavista, no último domingo, o apoiador teve fraturas e afundamento na face após um choque involuntário com Hélton. Ele foi submetido a uma cirurgia na segunda-feira e teve de colocar três placas de titânio e 11 parafusos no rosto.
- A melhor homenagem que podemos fazer a ele é seguimos vencendo, para que o time esteja bem quando o Renato voltar. Estamos juntos para o que der e vier. Só nos resta rezar para que tenha boa recuperação - diz Fábio Luciano.
A princípio, Renato Augusto deve voltar aos campos entre seis e sete semanas. Ele continua internado no Hospital Pasteur, na zona norte do Rio, e deve ter alta na quarta-feira. Nesta terça, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, vai visitá-lo no quarto.
Fonte: Globo Esporte
Diego Tardelli quer estrear no domingo

Diego Tardelli fez o primeiro treino com bola no Flamengo nesta segunda-feira. O atacante ainda se recupera de uma pancada no tornozelo direito sofrida no seu último treino pelo São Paulo, mas já vive a expectativa de poder estrear pelo novo time. Se possível no domingo, contra o Duque de Caxias, no Maracanã.
- Ainda falta confiança para bater na bola, mas tenho esta semana para fazer fortalecimento e acho que dá para jogar no domingo. Estou ansioso para estrear - afirmou o atacante, que também espera que sua transferência seja resolvida logo para ter condições de jogo.
Mesmo integrado ao grupo do Flamengo em menos de uma semana, Diego Tardelli comentou o desfalque de Renato Augusto por dois meses e lembrou que o clube tem jogadores para substituí-lo à altura.
- É ruim perder um jogador que estava tão bem. Também vou brigar pela vaga dele, mas temos outros atletas de qualidade para substituí-lo - declara.
Fonte: Globo Esporte
Boa estréia surpreende Marcinho
A estréia no Flamengo não poderia ser melhor para Marcinho. Sair do banco de reservas e, no primeiro lance com a camisa rubro-negra, fazer a jogada do primeiro gol do time na primeira vitória do Estadual, contra o Boavista por 2 a 0. Mas o apoiador quer ainda mais e espera ter mais chances para mostrar a Joel Santana que pode ser titular.
- Foi muito rápido e uma surpresa. Foi um bom jogo e ajudei o Flamengo. Agora é dar seguimento, mesmo jogando cinco ou dez minutos. Tenho que me empenhar e mostrar serviço. Se tiver chance, tenho de agarrar. Procuro me empenhar nos treinos para ir bem nos jogos, até porque esse grupo é muito qualificado - afirmou.
Com a contusão de Renato Augusto, que ficará fora dos gramados por dois meses, Marcinho pode ganhar uma chance entre os titulares. Neste início, o que o jogador quer é mostrar seu futebol a Joel:
- Queria entrar no time de outra maneira e não por causa de uma contusão de companheiro. Joel não adiantou s evou jogar. Mas se eu jogar, mesmo que seja pouco de novo, o importante é aproveitar as chances e seguir ajudando o Flamengo a continuar vencendo.
Fonte: Globo Esporte
- Foi muito rápido e uma surpresa. Foi um bom jogo e ajudei o Flamengo. Agora é dar seguimento, mesmo jogando cinco ou dez minutos. Tenho que me empenhar e mostrar serviço. Se tiver chance, tenho de agarrar. Procuro me empenhar nos treinos para ir bem nos jogos, até porque esse grupo é muito qualificado - afirmou.
Com a contusão de Renato Augusto, que ficará fora dos gramados por dois meses, Marcinho pode ganhar uma chance entre os titulares. Neste início, o que o jogador quer é mostrar seu futebol a Joel:
- Queria entrar no time de outra maneira e não por causa de uma contusão de companheiro. Joel não adiantou s evou jogar. Mas se eu jogar, mesmo que seja pouco de novo, o importante é aproveitar as chances e seguir ajudando o Flamengo a continuar vencendo.
Fonte: Globo Esporte
Espanyol libera documentação de Jônatas

O volante Jônatas está liberado para atuar pelo Flamengo. Após o Espanyol ter solicitado à Federação Espanhola de Futebol que envie o passe internacional do jogador, o clube receberá o documento que permitirá a inscrição do jogador no Campeonato Carioca. O reforço ficou de fora da estréia do Rubro-Negro, contra o Boavista, domingo. O clube espanhol estava aguardando que o Flamengo cumprisse os requisitos econômicos combinados para o empréstimo: assumir o pagamento do salário do jogador e pagar um milhão de euros pelo empréstimo do meia por um ano e meio. Apesar de sua transferência para a equipe brasileira, Jônatas continua vinculado ao Espanyol, time com o qual assinou um contrato até 2010.
Fonte: Globo Esporte
Renato Augusto é operado no Rio
Após o susto, a recuperação. O meia Renato Augusto, do Flamengo, foi submetido nesta segunda-feira a uma cirurgia para a reconstituição dos ossos da face fraturados no choque com o zagueiro Hélton, do Boavista, na estréia no Carioca 2008. A intervenção, realizada no Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, foi comandada pelo doutor Augusto César Lima, que foi responsável pela operação de desvio de septo nasal no próprio jogador, em 2005.
A operação, que durou três horas, foi realizada através da boca, com a necessidade de um corte de apenas dois centímetros no rosto. Para a reconstrução do osso fraturado foi necessária a colocação de três placas de titânio com 1,5 milímetro de espessura, além de 11 parafusos.
- Ocorreu tudo dentro do previsto. Fizemos uma redução da fratura do malar e desfizemos o afundamento na face. Ele vai ficar com um hematoma por um tempo, mas volta a jogar dentro de seis a sete semanas, já que precisa cabecear. Se fosse uma outra atividade, o retorno seria mais breve - informa o dr. Augusto César Lima, que decretou oito dias de repouso total para o jogador.Familiares de Renato Augusto, entre eles a mãe, Dona Salete, e amigos das categorias de base do Flamengo estiveram presentes no hospital.
- Temos sempre que pensar positivo. Vai dar tudo certo. Essa foi a pior das contusões que ele teve, a do Mundial (sub-17, em 2005) não teve fratura. Não sei nem falar o que estou sentindo neste momento - diz a mãe do meia, enquanto aguardava, aflita, o término da operação.O jogador, que se mostrou aliviado ao término da cirurgia, terá alta entre 24 e 48 horas.
Fonte: Globo Esporte
A operação, que durou três horas, foi realizada através da boca, com a necessidade de um corte de apenas dois centímetros no rosto. Para a reconstrução do osso fraturado foi necessária a colocação de três placas de titânio com 1,5 milímetro de espessura, além de 11 parafusos.
- Ocorreu tudo dentro do previsto. Fizemos uma redução da fratura do malar e desfizemos o afundamento na face. Ele vai ficar com um hematoma por um tempo, mas volta a jogar dentro de seis a sete semanas, já que precisa cabecear. Se fosse uma outra atividade, o retorno seria mais breve - informa o dr. Augusto César Lima, que decretou oito dias de repouso total para o jogador.Familiares de Renato Augusto, entre eles a mãe, Dona Salete, e amigos das categorias de base do Flamengo estiveram presentes no hospital.
- Temos sempre que pensar positivo. Vai dar tudo certo. Essa foi a pior das contusões que ele teve, a do Mundial (sub-17, em 2005) não teve fratura. Não sei nem falar o que estou sentindo neste momento - diz a mãe do meia, enquanto aguardava, aflita, o término da operação.O jogador, que se mostrou aliviado ao término da cirurgia, terá alta entre 24 e 48 horas.
Fonte: Globo Esporte
domingo, 20 de janeiro de 2008
Fábio Luciano homenageia filho no gol
O gol de Fábio Luciano contra o Boavista foi dedicado especialmente ao filho Gianluca. Neste domingo, a criança completou três anos e recebeu um presente especial do capitão do Flamengo.
Mas a homenagem foi extensiva ao pai do jogador, seu Antônio. Pela primeira vez, ele esteve no Maracanã para acompanhar um jogo do Rubro-Negro.
- Fico muito feliz com essa vitória do Flamengo. É aniversário do meu filho e meu pai também veio ao estádio me prestigiar. É importante começar com o pé direito - afirma Fábio Luciano.
O Flamengo volta a campo na próxima quinta-feira, contra o Cardoso Moreira. O jogo será às 19h30m, no Maracanã.
Fonte: Globo Esporte
Mas a homenagem foi extensiva ao pai do jogador, seu Antônio. Pela primeira vez, ele esteve no Maracanã para acompanhar um jogo do Rubro-Negro.
- Fico muito feliz com essa vitória do Flamengo. É aniversário do meu filho e meu pai também veio ao estádio me prestigiar. É importante começar com o pé direito - afirma Fábio Luciano.
O Flamengo volta a campo na próxima quinta-feira, contra o Cardoso Moreira. O jogo será às 19h30m, no Maracanã.
Fonte: Globo Esporte
Fla lamenta problema de Renato Augusto
Logo no primeiro jogo de 2008, o Flamengo perdeu seu primeiro jogador por longo período. O apoiador Renato Augusto teve afundamento na face e, a princípio, vai ficar um período longo fora dos gramados.
Ele deixou o Maracanã durante o segundo tempo e foi direto para um hospital na zona norte do Rio. O rubro-negro deve ser operado nesta segunda. O técnico Joel Santana lamentou o incidente, mas fez um alerta.
- Renato Augusto será uma perda muito grande para a gente. Mas isso é até educativo para os outros jogadores. Ele não se protegeu.O jogador tem de saltar com o braço. O cara veio com tudo e atingiu o rapaz. Ele vai ficar uns dois meses fora dos campos - diz o treinador.
No vestiário, vários jogadores se preocuparam com o estado de saúde do companheiro. O atacante Souza, por exemplo, perguntou detalhadamente qual era o problema dele.
- Fico muito chateado porque o Renato Augusto é um jogador de muita qualidade e que chega em mim para fazer tabela. Com certeza vai fazer falta - afirma.
Fonte: Globo Esporte
Ele deixou o Maracanã durante o segundo tempo e foi direto para um hospital na zona norte do Rio. O rubro-negro deve ser operado nesta segunda. O técnico Joel Santana lamentou o incidente, mas fez um alerta.
- Renato Augusto será uma perda muito grande para a gente. Mas isso é até educativo para os outros jogadores. Ele não se protegeu.O jogador tem de saltar com o braço. O cara veio com tudo e atingiu o rapaz. Ele vai ficar uns dois meses fora dos campos - diz o treinador.
No vestiário, vários jogadores se preocuparam com o estado de saúde do companheiro. O atacante Souza, por exemplo, perguntou detalhadamente qual era o problema dele.
- Fico muito chateado porque o Renato Augusto é um jogador de muita qualidade e que chega em mim para fazer tabela. Com certeza vai fazer falta - afirma.
Fonte: Globo Esporte
Souza dá nota 6 para o Fla
O Flamengo venceu, mas não convenceu na estréia. E o atacante Souza sabe disso. Autor do primeiro gol no triunfo por 2 a 0 sobre o Boavista, o jogador reconheceu que a equipe, sobretudo no primeiro tempo, foi mal.
- Dou nota seis para o time. Realmente não fizemos um bom primeiro tempo, mas o professor Joel deu uma chacoalhada no intervalo. Fico feliz por ter ajudado na vitória e acho que na terceira ou quarta rodada o time fica bem - diz o camisa 9.
Souza, individualmente, também não teve a melhor das atuações. Ele acha que a entrada de Marcinho, no segundo tempo, o ajudou.
- Atacante vive de gol. Como estava sem ritmo de jogo, preferi ficar um pouco mais dentro da área. Marcinho é um jogador de muita qualidade - declara.
Fonte: Globo Esporte
- Dou nota seis para o time. Realmente não fizemos um bom primeiro tempo, mas o professor Joel deu uma chacoalhada no intervalo. Fico feliz por ter ajudado na vitória e acho que na terceira ou quarta rodada o time fica bem - diz o camisa 9.
Souza, individualmente, também não teve a melhor das atuações. Ele acha que a entrada de Marcinho, no segundo tempo, o ajudou.
- Atacante vive de gol. Como estava sem ritmo de jogo, preferi ficar um pouco mais dentro da área. Marcinho é um jogador de muita qualidade - declara.
Fonte: Globo Esporte
Fla sofre, mas vence na estréia

O rebolado e o beijo. Com gols - e comemorações bem distintas - de Souza e Fábio Luciano, o Flamengo derrotou o Boavista por 2 a 0, na tarde deste domingo, no Maracanã. A partida foi a estréia das equipes na Taça Guanabara, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Carioca.
Se o placar acabou satisfatório, o time rubro-negro sofreu durante a partida. O alívio veio apenas no meio do segundo tempo, com um gol de Souza. Na comemoração, ele dançou funk em homenagem ao amigo Mc Frank. Mas, no rebolado, o atacante mostrou que ainda precisa de umas aulas.
Autor do segundo gol, Fábio Luciano optou por dar um beijo na bochecha do preparador físico Ronaldo Torres, que fez os jogadores "penarem" durante a pré-temporada.
Os espaços vazios nas arquibancadas talvez tenham abalado os jogadores do Flamengo. Acostumado ao Maracanã cheio durante o Brasileiro de 2007, o time entrou em marcha lenta. Souza furou um calcanhar dentro da grande área, Ibson errou passes curtos. Tudo diferente da última temporada.
E a primeira chance foi do Boavista. Aos 13 minutos, Medina cobrou falta frontal com perigo ao gol de Diego - Bruno não jogou porque a documentação não ficou pronta a tempo.
Na primeira boa tabela rubro-negra, aos 20 minutos, Renato Augusto deixou Leo Moura na frente do goleiro. Mas o lateral-direito errou o domínio e a bola saiu. Sete minutos depois, a zaga do Fla observou Esquerdinha subir livre na entrada da pequena área e cabecear para fora.
Melhor do time da Gávea na primeira etapa, Renato Augusto cobrou falta aos 35 minutos e Erivélton defendeu parcialmente. No rebote, Leo Moura chutou e o goleiro do Boavista espalmou para escanteio. A marcação do Flamengo vacilou aos 38 minutos, Rodrigo finalizou forte e Diego defendeu em dois tempos.
No fim, Renato Augusto ainda obrigou Erivélton a outra boa defesa. Mas foi insuficiente para evitar os gritos de "Obina" das arquibancadas. Joel Santana ouviu e colocou o atacante na vaga de Cristian no intervalo.
Mas a postura do Rubro-Negro pouco mudou. Chutes sem direção de longe e perigosos espaços atrás. Para piorar, Renato Augusto sofreu um afundamento na face e foi substituído por Marcinho.
Em menos de um minuto, o estreante foi fundamental. Ele tabelou com Obina e rolou para Souza abrir o placar aos 19. Na comemoração, ele cumpriu a promessa e rebolou ao passo do funk do amigo Mc Frank.
Marcinho quase deixou sua marca aos 35, mas Erivélton salvou. O segundo veio aos 41. Toró ajeitou de cabeça e o capitão Fábio Luciano chutou forte para marcar.
Fonte: Globo Esporte
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Renato Augusto: 'Ainda fico meio perdido'

Renato Auguto prefere jogar como quarto homem de meio-campo e nunca escondeu sua vontade. Mas, no início de temporada, ele inicia fora de sua posição original no Flamengo.
No esquema tático de Joel Santana, Renato Augusto reveza entre a posição de apoiador e a obrigação de encostar em Souza para não deixá-lo isolado no ataque. Apesar de evitar qualquer tipo de reclamação, ele reconhece que ainda está se adaptando.
- Ainda fico meio perdido. Não sei muito bem o que fazer. Mas é normal. Estou me sentindo bem, fazendo gols nos treinos. Diria que estou numa fase de adaptação. Gosto de jogar como quarto homem, mas eu acabo indo mais à frente para ajudar o Souza. Não tem jeito - diz o jogador.
Mais calmo
Durante a pré-temporada, o jogador mostrou preocupação com a venda de 32% de seus direitos econômicos. Agora, o Flamengo detém 68%, uma empresa de marketing esportivo 20% e um grupo de investidores os 12% restantes. Após a conversa com o vice-presidente de futebol do Fla, Kléber Leite, as coisas melhoraram.
- Falei o que estava sentindo e expus minha preocupação. Mas passou - garante.
O apoiador - ou atacante - está garantido no time titular do Flamengo que enfrenta o Boavista, domingo, no Maracanã.
Fonte: Globo Esporte
Bruno está quase fora da estréia

Diego deve começar a temporada como goleiro do Flamengo. Titular da posição, Bruno dificilmente será regularizado a tempo de enfrentar o Boavista, domingo, no Maracanã, pela estréia do Campeonato Carioca.
O Rubro-Negro espera o fax com a liberação do Atlético-MG, antigo detentor dos direitos federativos dele. Porém, os mineiros ainda não receberam o "ok" do grupo de investidores que detinham a parte econômica de Bruno.
Recentemente, o camisa 1 renovou com o Rubro-Negro por mais cinco anos. Além dele, o técnico Joel Santana terá outros desfalques no banco de reservas. Kléberson e Gavilán estão suspensos.
Os nomes de Jônatas e Rodrigo também não devem constar na lista da Federação Carioca até sexta-feira. A expectativa é liberar Leo Medeiros e Marcinho.
Cristian liberado
Na quinta-feira, o Atlético-PR informou que remeteu à Federação Paranaense o "transfer" de Cristian. Desta forma, segundo o diretor de futebol do Fla, Eduardo Manhães, o jogador será regularizado e poderá entrar em campo normalmente.
Fonte: Globo Esporte
Confira o esquema tático do Fla
Durante a pré-temporada, o técnico Joel Santana armou um esquema mutante para o Flamengo. As peças, por enquanto, são as mesmas de 2007. Mas, pelo menos no meio, Jônatas e Kléberson devem ganhar a titularidade quando estiverem regularizados. O primeiro entraria na vaga de Jaílton e o segundo roubaria o lugar de Cristian. Toró era favorito a perder posição, mas foi o grande destaque da pré-temporada e dificilmente Joel Santana vai tirá-lo da equipe.
Nas atividades táticas, Jaílton jogou recuado, quase como um terceiro zagueiro. Nesta formação, Fábio Luciano fica na sobra, Jaílton pela direita e Angelim mais à esquerda. Os dois últimos têm a função de cobrir os apoios de Leo Moura e Juan. Os alas, por causa de suas virtudes ofensivas, recebem atenção especial do treinador. Ele ressalta constantemente que os dois não podem subir ao mesmo tempo.
A dupla de volantes do Flamengo no início de 2007 será formada por Ibson e Cristian. Os dois marcam e têm boa saída de bola. Ibson faz a função pela direita e aparece constantemente na área. Por sua vez, Cristian auxilia Juan do outro lado do campo e é o principal cobrador de faltas da equipe.
Formiguinha de Joel Santana, Toró é um volante disfarçado do Rubro-Negro. Embora seja um dos articuladores de jogada, ele recua constantemente para ajudar na marcação. O vigor físico é sua grande arma.
O outro apoiador do Flamengo é Renato Augusto. Teoricamente, ele seria atacante. Mas o jogador conversou com Joel Santana durante a pré-temporada e agora atua um pouco mais atrás. Ele tem a função de avançar com a bola dominada e auxiliar Souza. Na nova função, Renato fez gol em todos os treinos na Granja Comary.
Único centroavante da equipe, Souza repete 2007 e inicia a temporada com a responsabilidade de prender os zagueiros adversários e abrir espaço para os companheiros que vêm de trás.
Time-base:
Bruno; Jaílton, Fábio Luciano e Angelim; Leo Moura, Ibson, Cristian, Toró, Renato Augusto e Juan; Souza
Defesa:
O capitão Fábio Luciano é o responsável pela sobra no disfarçado 3-6-1 de Joel Santana. Ele também é uma importante arma ofensiva nas jogadas de bola parada. Volante por vocação, Jaílton recua para a zaga constantemente e faz a cobertura do lado direito. Angelim, que tem a sombra do contratado Rodrigo, posiciona-se mais à esquerda.
Meio-campo:
Leo Moura e Juan funcionam como alas e são a grande arma ofensiva do Flamengo. Mas, por outro lado, o técnico Joel Santana preocupa-se com o espaço que eles deixam às costas.
Cristian, à esquerda, e Ibson, à direita, repetem a dupla de volantes ofensivos que deu certo na reação rubro-negra no Campeonato Brasileiro de 2007. Os dois alternam também a responsabilidade da saída de bola e chegam constantemente na área adversária.
A armação é feita por dois jogadores. Toró fica à esquerda e Renato Augusto à direita e um pouco mais à frente. Ele funciona como um 'falso' segundo atacante.
É responsável por armar as jogadas, mas também precisa chegar em Souza para não deixá-lo isolado. Toró 'flutua' pelo meio-campo e constantemente aparece na defesa para roubar bolas. É o faz-tudo do Joel. Ambos têm a responsabilidade de marcar a saída de bola
Ataque:
Souza executa o trabalho de pivô de costas para os zagueiros. Dificilmente fica isolado porque constantemente um lateral, um volante e os apoiadores chegam para ajudá-lo.
Fonte: Globo Esporte
Nas atividades táticas, Jaílton jogou recuado, quase como um terceiro zagueiro. Nesta formação, Fábio Luciano fica na sobra, Jaílton pela direita e Angelim mais à esquerda. Os dois últimos têm a função de cobrir os apoios de Leo Moura e Juan. Os alas, por causa de suas virtudes ofensivas, recebem atenção especial do treinador. Ele ressalta constantemente que os dois não podem subir ao mesmo tempo.
A dupla de volantes do Flamengo no início de 2007 será formada por Ibson e Cristian. Os dois marcam e têm boa saída de bola. Ibson faz a função pela direita e aparece constantemente na área. Por sua vez, Cristian auxilia Juan do outro lado do campo e é o principal cobrador de faltas da equipe.
Formiguinha de Joel Santana, Toró é um volante disfarçado do Rubro-Negro. Embora seja um dos articuladores de jogada, ele recua constantemente para ajudar na marcação. O vigor físico é sua grande arma.
O outro apoiador do Flamengo é Renato Augusto. Teoricamente, ele seria atacante. Mas o jogador conversou com Joel Santana durante a pré-temporada e agora atua um pouco mais atrás. Ele tem a função de avançar com a bola dominada e auxiliar Souza. Na nova função, Renato fez gol em todos os treinos na Granja Comary.
Único centroavante da equipe, Souza repete 2007 e inicia a temporada com a responsabilidade de prender os zagueiros adversários e abrir espaço para os companheiros que vêm de trás.
Time-base:
Bruno; Jaílton, Fábio Luciano e Angelim; Leo Moura, Ibson, Cristian, Toró, Renato Augusto e Juan; Souza
Defesa:
O capitão Fábio Luciano é o responsável pela sobra no disfarçado 3-6-1 de Joel Santana. Ele também é uma importante arma ofensiva nas jogadas de bola parada. Volante por vocação, Jaílton recua para a zaga constantemente e faz a cobertura do lado direito. Angelim, que tem a sombra do contratado Rodrigo, posiciona-se mais à esquerda.
Meio-campo:
Leo Moura e Juan funcionam como alas e são a grande arma ofensiva do Flamengo. Mas, por outro lado, o técnico Joel Santana preocupa-se com o espaço que eles deixam às costas.
Cristian, à esquerda, e Ibson, à direita, repetem a dupla de volantes ofensivos que deu certo na reação rubro-negra no Campeonato Brasileiro de 2007. Os dois alternam também a responsabilidade da saída de bola e chegam constantemente na área adversária.
A armação é feita por dois jogadores. Toró fica à esquerda e Renato Augusto à direita e um pouco mais à frente. Ele funciona como um 'falso' segundo atacante.
É responsável por armar as jogadas, mas também precisa chegar em Souza para não deixá-lo isolado. Toró 'flutua' pelo meio-campo e constantemente aparece na defesa para roubar bolas. É o faz-tudo do Joel. Ambos têm a responsabilidade de marcar a saída de bola
Ataque:
Souza executa o trabalho de pivô de costas para os zagueiros. Dificilmente fica isolado porque constantemente um lateral, um volante e os apoiadores chegam para ajudá-lo.
Fonte: Globo Esporte
Tardelli e Souza selam a paz na Gávea

O tão esperado encontro entre Diego Tardelli e Souza aconteceu no início da noite desta quinta-feira, na Gávea. Após o treinamento do Flamengo, os dois apareceram rapidamente fora do vestiário e posaram para fotos juntos. Ao fundo, Ibson não perdeu a chance de provocar:
- Agora dá um beijinho - diz.
Os dois sorriram e Souza respondeu:
- Ah, beijinho não.
Mais cedo, os dois jogadores se cumprimentaram no gramado da Gávea e foram "castigados". Ambos fizeram polichinelos e foram aplaudidos pelo resto do grupo. A rixa entre os dois começou na última semana, quando Souza ficou incomodado com as declarações de Tardelli dizendo que seria um sonho jogar ao lado de Ronaldo - atacante que o Flamengo gostaria de contratar.
O atacante paulista respondeu que estranho seria desejar jogar ao lado de Souza. Obina se meteu na polêmica e disse que estaria com o companheiro para o que "der e vier". A diretoria rubro-negra se intrometeu na polêmica e avisou que os dois brigões dividiriam quarto na concentração. Por enquanto, a medida não saiu do folclore.
Fonte: Globo Esporte
Copinha: Colorado elimina o Fla
O Internacional está classificado para as quartas-de-final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na tarde desta quinta-feira, no Estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos, o time colorado derrotou o Flamengo por 2 a 0 e vai enfrentar o Santos, que derrotou o Paec-SP por 1 a 0, em São Paulo. Os gols do Inter foram marcados por Éderson e Sandro .
Com menos de dez minutos, o Inter já tinha marcado dois gols. Éderson, aproveitando a falha da zaga do Flamengo, escorou entre as pernas do goleiro Marcelo, após o arremesso lateral cobrado pelo zagueiro Rafael Foster, aos quatro minutos. Três minutos mais tarde, Sandro subiu no segundo pau e escorou de cabeça, após cobrança de escanteio de Tales.
O Flamengo só ameaçou o colorado aos 22 minutos, quando Paulo Sérgio se livrou da marcação, pelo lado direito, e chutou cruzado. Quase a zaga do Inter jogou contra a sua própria meta. Paulo Sérgio voltou a atacar aos 29, arriscando de fora da área, e obrigando o goleiro Agenor a defender em dois tempos.
Para piorar as coisas para o Rubro-Negro, o meia Erick Flores foi expulso no fim da etapa inicial. No segundo tempo, o Inter praticamente se fechou, atuando apenas nos contra-ataques.
Fonte: Globo Esporte
Com menos de dez minutos, o Inter já tinha marcado dois gols. Éderson, aproveitando a falha da zaga do Flamengo, escorou entre as pernas do goleiro Marcelo, após o arremesso lateral cobrado pelo zagueiro Rafael Foster, aos quatro minutos. Três minutos mais tarde, Sandro subiu no segundo pau e escorou de cabeça, após cobrança de escanteio de Tales.
O Flamengo só ameaçou o colorado aos 22 minutos, quando Paulo Sérgio se livrou da marcação, pelo lado direito, e chutou cruzado. Quase a zaga do Inter jogou contra a sua própria meta. Paulo Sérgio voltou a atacar aos 29, arriscando de fora da área, e obrigando o goleiro Agenor a defender em dois tempos.
Para piorar as coisas para o Rubro-Negro, o meia Erick Flores foi expulso no fim da etapa inicial. No segundo tempo, o Inter praticamente se fechou, atuando apenas nos contra-ataques.
Fonte: Globo Esporte
Souza e Tardelli são 'castigados' no treino
O clima de hostilidade entre os atacantes Souza e Diego Tardelli, que trocaram farpas através da imprensa, parece ter desaparecido completamente na tarde desta quinta-feira, na Gávea. Em seu primeiro treino no Flamengo, Tardelli, último a entrar no campo, foi recepcionado pelo camisa 9, que o cumprimentou. No embalo das palmas do restante dos companheiros, os dois pagaram o "castigo" de dez polichinelos. Um corredor polonês começou a ser organizado, mas os jogadores acabaram poupados dos tapas e toalhadas.
Após a recepção, o técnico Joel Santana reuniu o elenco e teve uma conversa com os jogadores. Além dele, Egídio, que atualmente divide quarto com Souza, também falou.
Fonte: Globo Esporte
Após a recepção, o técnico Joel Santana reuniu o elenco e teve uma conversa com os jogadores. Além dele, Egídio, que atualmente divide quarto com Souza, também falou.
Fonte: Globo Esporte
Clube lança TV e supõe lucro de R$ 4,5 mi
A trilha sonora de Marcelo D2 e Jorge Ben Jor abriu a tarde rubro-negra em um hotel na Barra da Tijuca. O prato principal foi a apresentação do atacante Diego Tardelli, porém, o aperitivo foi a nova aposta de receita do Flamengo: a Fla TV, canal de transmissões do clube na internet (www.flatv.com.br).
O veículo oficial de comunicação do rubro-negro iniciou as transmissões no início deste mês. O conteúdo inclui cenas da concentração, treinos e viagens da equipe. Até o dia 15 de fevereiro, o torcedor que quiser usufruir não paga nada. Depois, a mensalidade será de R$ 12.
As estimativas da diretoria não são nada modestas. Microfone em punho, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, afirmou que espera, pelo menos, meio milhão de assinantes no estágio inicial. Se a previsão for certa, o faturamento será de R$ 6 milhões. Destes, R$ 4,5 mi (equivalente a 75% da renda) iriam para os cofres do clube.
- A Fla TV é divisora de águas do Flamengo. O futebol será, a partir de agora, do tamanho que o torcedor quiser. Fizemos alguns investimentos com base nesta expectativa de receita - diz o dirigente.
O dinheiro para algumas contratações deste ano depende da receita do novo produto. O goleiro Bruno é uma delas, assim como as renovações de Leo Moura e Obina (ainda em fase de negociação). Ibson, como anunciou Kléber Leite, também deve ser comprado com o dinheiro da Fla TV. Mas e, se por acaso, o produto não der certo? As finanças rubro-negras estariam comprometidas?
- Sempre temos um plano B. Por exemplo, no orçamento deste ano vamos ter a renovação do contrato de transmissões de jogos, a renegociação com o patrocinador e também com o fornecedor de material esportivo. A Fla TV determina se os investimentos serão maiores ou não. O que foi feito até agora em termos de elenco já está garantido - assegura o vice-presidente de finanças do Fla, José Carlos Dias.
Fonte: Globo Esporte
O veículo oficial de comunicação do rubro-negro iniciou as transmissões no início deste mês. O conteúdo inclui cenas da concentração, treinos e viagens da equipe. Até o dia 15 de fevereiro, o torcedor que quiser usufruir não paga nada. Depois, a mensalidade será de R$ 12.
As estimativas da diretoria não são nada modestas. Microfone em punho, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, afirmou que espera, pelo menos, meio milhão de assinantes no estágio inicial. Se a previsão for certa, o faturamento será de R$ 6 milhões. Destes, R$ 4,5 mi (equivalente a 75% da renda) iriam para os cofres do clube.
- A Fla TV é divisora de águas do Flamengo. O futebol será, a partir de agora, do tamanho que o torcedor quiser. Fizemos alguns investimentos com base nesta expectativa de receita - diz o dirigente.
O dinheiro para algumas contratações deste ano depende da receita do novo produto. O goleiro Bruno é uma delas, assim como as renovações de Leo Moura e Obina (ainda em fase de negociação). Ibson, como anunciou Kléber Leite, também deve ser comprado com o dinheiro da Fla TV. Mas e, se por acaso, o produto não der certo? As finanças rubro-negras estariam comprometidas?
- Sempre temos um plano B. Por exemplo, no orçamento deste ano vamos ter a renovação do contrato de transmissões de jogos, a renegociação com o patrocinador e também com o fornecedor de material esportivo. A Fla TV determina se os investimentos serão maiores ou não. O que foi feito até agora em termos de elenco já está garantido - assegura o vice-presidente de finanças do Fla, José Carlos Dias.
Fonte: Globo Esporte
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Cariocão 2008: Fla investe pesado pelo bi

O fim de ano do Flamengo em 2007 foi tão positivo que a conquista do título estadual, em abril, ficou quase esquecida no rodapé de página da retrospectiva anual.
Talvez porque, apesar da taça, o time rubro-negro não tenha vencido sequer um clássico. Mas em 2008, o atual campeão entra, ao lado do Fluminense, como favorito ao bi do Campeonato Carioca. Um adjetivo que pode ter efeito contrário se não for bem trabalhado internamente.
- Isso pode atrapalhar. A cobrança será ainda maior do que no ano passado. Não podemos vacilar - diz o volante Ibson.
Ele tem razão. A diretoria do Fla se movimentou e investiu forte para a temporada. Ao todo, gastou mais de R$ 10 milhões em sete contratações. Apesar da disputa simultânea da Taça Libertadores não há intenção de priorizar a competição sul-americana.
- Vamos entrar com tudo nos dois torneios. Lógico que seria bom ganhar logo a Taça Guanabara para poder poupar alguns atletas no segundo turno. Mas temos um elenco grande para ir bem nos dois torneios - analisa o técnico Joel Santana.
Papai Joel solta seus filhos
A base que terminou o ano foi mantida. A única saída relevante foi do apoiador Roger. Porém, ele não rendeu na Gávea o esperado e a comissão técnica entendeu que o custo benefício não valeria a pena.
Mas a saída dele esteve longe de significar enfraquecimento.
Foram contratados diversos jogadores renomados para aumentar a família do paternal Joel Santana. Para a zaga, o Flamengo foi buscar na Ucrânia o defensor Rodrigo, ex-São Paulo. Ele vai disputar com Ronaldo Angelim o lugar de companheiro de Fábio Luciano.
No meio-campo, setor que já era forte em 2007, muitas novidades. Chegaram o paraguaio Gavilán e Jônatas, repatriado do Espanyol. O pentacampeão Kléberson, que estava na Gávea desde outubro sem poder jogar, enfim fará sua estréia. Isso sem contar em Cristian, Toró, Ibson e Renato Augusto, que foram mantidos.
Para a criação, o Flamengo trouxe Marcinho, ex-Atlético-MG, para compor o elenco. Na frente, Souza e Obina ganharam a companhia de Diego Tardelli. Os três chegaram a se estranhar antes mesmo da contratação do paulista, mas a diretoria apagou o incêndio.
Ibson: 'Igualar o Flu é uma motivação a mais'
Uma participação e um título. O retrospecto de Ibson no Campeonato Carioca é animador. Campeão em 2004, o jogador reencontra a competição em 2008 após três anos de Europa e tem um desafio extra: ajudar o Flamengo a igualar o número de títulos do Fluminense pela primeira vez na História. O placar geral marca 30 a 29 para o time das Laranjeiras. Mas, logo na estréia, ele terá o que comemorar: contra o Boavista, o volante completa 100 jogos pelo time profissional do Flamengo.
Este Campeonato Carioca pode marcar uma situação inédita para o Fla. Sabe qual é?
Sim, a possibilidade de a gente igualar o número de títulos estaduais do Fluminense. Estou por dentro, não é? (risos) Nós comentamos isso a toda hora nas conversas de concentração. Com certeza é uma motivação a mais e uma possibilidade muito boa.
Disputar o Estadual e a Libertadores ao mesmo tempo pode prejudicar o desempenho do Flamengo?
Não. Cada competição tem a sua importância e não haverá qualquer tipo de prioridade. Até porque o Flamengo montou um grupo forte e a torcida espera que o ano seja melhor do que o de 2007.
A única lembrança do Estadual é positiva. Recorda-se do título de 2004?
Claro! Ganhamos do Vasco na final por 3 a 1, com três gols do Jean. Não tem como esquecer. Espero que neste ano eu viva esta emoção novamente.
Você voltou ao Flamengo no meio de 2007 depois de dois anos e meio no Porto. Pretende retornar à Europa no meio do ano, quando acaba seu contrato?
Espero que o Flamengo consiga renovar o contrato e eu possa ficar no Brasil por mais alguns anos. Estou feliz, recuperei a alegria de jogar futebol no clube onde estou desde os nove anos.
Flamengo nos últimos dez anos no Carioca:
2007: 1º
2006: 11º
2005: 7º
2004: 1º
2003: 3º
2002: 8º
2001: 1º
2000: 1º
1999: 1º
1998: 2º
Fonte: Globo Esporte
Assinar:
Comentários (Atom)
